Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
Sadõ - Cerimónia de Chá
Oficina
Com Marta Mundo
DATA
6 de Julho
HORAS
14.00 às 17.00
PARTICIPANTES
Mín. 8, Máx 16
PREÇO
€40
Sado, chamado em português de cerimónia de chá, significa literalmente o “caminho do chá”.
Tradicionalmente o ritual tem lugar numa sala própria com tatami (chashitsu) e tanto o anfitrião como os convidados, envergando roupa formal, se sentam sobre as pernas em seiza. Apesar da aparente rigidez, sado desenvolveu-se ao longo dos tempos e conta com diversos procedimentos e rituais (temae) cujo intuito é celebrar o encontro entre pessoas como um evento único.
Nesta oficina desmistifica-se o ritual de sado e mostra-se que é muito mais do que observar, beber matcha e obedecer a regras.
Como introdução, será abordada brevemente a história secular de sado e apresentadas as suas diferentes vertentes: artística, religiosa, filosófica, ética, ascética e social.
Nos seus diversos desenvolvimentos, a filosofia Zen é uma constante, e por isso, sado é considerado uma experiência de atenção plena ao momento em si. Zen influenciou a arquitetura da chashitsu, a escolha dos utensílios, assim como as flores e doces (wagashi) de acordo com a estação e/ou mês.
Na oficina poderá observar um temae, comer wagashi e beber matcha.
Programa
História do Sado
Prática Zen
O que é matcha
Acessórios para o chá (chadogu)
A sala de chá (chashitsu)
Anfitrião e convidados (teishu, kyaku)
Doces (wagashi)
Ritual (temae)
Marta Mundo tem aprendido sobre cultura tradicional japonesa ao longo dos últimos anos no Japão, onde ensinou línguas e muito viajou. Em Hiroshima iniciou a prática de sado “cerimónia do chá”, depois aprendeu as vertentes práticas, estéticas e filosóficas ligadas ao zen em Shiga, e mudou-se para Tokyo para aprofundar os estudos de sado e wagashi.
Marta caminhou Shikoku Henro 88, uma vez como bolseira da Fundação Oriente, e já perdeu a conta de quantas vezes esteve na ilha de Shikoku.
Explorar lugares, fazer yoga, hitchhiking, picnics e andar de bicicleta são as coisas que mais liberdade lhe trazem.
É autora de Um Ano de Japão e Shikoku, Ilha Sagrada de Contros e Encontros.
martamundo.carrd.co
Preços
preço 40 €
Com a compra de qualquer oficina oferecemos um bilhete para entrada no Museu para esse mesmo dia .