Promotor
Teatro do Bolhão, CRL
Sinopse
ILUSÃO
DE SOFIA MARQUES,
Luis Miguel Cintra, ator, encenador e diretor da companhia Teatro da Cornucópia, encenou, no início de 2014, o espetáculo Ilusão, a partir de textos de Federico García Lorca. No entanto, o 119º espetáculo da companhia foi muito distinto dos anteriores, pois do seu elenco fizeram parte 59 não atores, amadores e estudantes de teatro.
Respondendo ao desafio lançado por Luis Miguel Cintra, a atriz e realizadora Sofia Marques acompanhou e registou o processo de criação e construção do espetáculo, desde as primeiras entrevistas com os candidatos, a seleção do elenco, as várias fases dos ensaios, passando pela estreia da peça e terminando no dia 9 de março com a última representação.
O filme Ilusão documenta esta singular experiência, para além de dar a conhecer a forma como Luis Miguel Cintra acolhe, recebe e dirige os seus novos cúmplices para construir e dar vida à ‘Ilusão’ de Lorca, numa proposta de espetáculo que, por força dos seus moldes inéditos, constituiu um marco na carreira da companhia que conta já com 40 anos de existência.
Mais do que ilusão enquanto engano dos sentidos ou utopia desfocada, a ilusão que percorre este filme prende-se com o sonho, o desejo, a vontade, a fantasia e as suas possibilidades de concretização. No território de todos os possíveis, esta ilusão recobra sentido, transfigura e materializa-se.
Informações Adicionais
CONVERSA COM A REALIZADORA E LUÍS MIGUEL CINTRA mediada por Pedro Fiuza
Duração do filme: 115 min.
Conversa: 30 min.
ENTRADA GRATUITA
Limitada à lotação da sala
M12