Promotor
Município de Vila Nova de Famalicão
Breve Introdução
CONCERTOS DE ANO NOVO | Banda Marcial de Arnoso
Música
3 de janeiro, sábado, 21:30
Grande Auditório
Entrada: 2 euros
C/ Desconto: 1 euro
M/6 anos
Duração: 90 minutos
BANDA MARCIAL DE ARNOSO
Maestro Rúben Henriques
Foi fundada em 14 de Outubro de 1963 pelos Padres Joaquim Ferreira dos Santos e Avelino Barreiros, ao tempo párocos de Arnoso Santa Maria e Telhado, que acederam ao apelo dos irmãos Francisco Ferreira da Silva e Joaquim Marques da Silva para que se desse continuidade à extinta Banda de Sezures.
No início a jovem Banda surge com três polos de formação intensiva a funcionar na casa paroquial de Arnoso Santa Maria, cujo monitor era o Padre Joaquim, e nas residências dos irmãos Silva, também eles a lecionar as suas turmas.
Aos seis anos de idade a Banda é convidada para abrilhantar as festas da Senhora das Graças em Lagoaça, Freixo de Espada à Cinta. O evento foi amplamente noticiado na imprensa local, durou três dias e os elementos foram distribuídos e carinhosamente acolhidos com cama e mesa pelas famílias da povoação.
Na segunda metade da década de oitenta aconteceram coisas fulcrais e deveras importantes na história da Banda que lhe permitiram resistir até aos dias de hoje:
Instalado num terreno doado pelo Sr. Joaquim Ferreira e a expensas do Sr. Carlos Azevedo tem inicio a construção do edifício sede, e o Município de Vila Nova de Famalicão, liderado pelo Dr. Agostinho Fernandes oferece novo instrumental.
Preparados pelo avô Francisco, os netos Rui Silva, Luís Silva, Vítor Ferreira, e mais tarde o Marco Silva, conseguem admissão no Conservatório Música Calouste Gulbenkian, em Braga e, à medida que o conhecimento destes jovens avançava, a qualidade da Banda também ia crescendo não só pelo incremento do seu desempenho, mas também porque, eles próprios, passaram a contagiar outros elementos que não tinham possibilidades de frequentar as escolas profissionais.
Destes netos do Sr. Francisco o Rui Silva e o Marco Silva são, ainda hoje, elementos da Banda da Força Aérea Portuguesa, o Luís Silva é elemento da Banda da Armada e o Vítor Ferreira, depois de alguns anos na Banda da Força Aérea, regressou à terra natal e é, atualmente, músico e Diretor da Banda que o seu avô fundou.
Poucos anos mais tarde nasce em Famalicão a escola profissional de música Artave que também acolheu vários jovens músicos dando um maior impulso à qualidade musical da Banda que, desde aí, não mais parou de crescer sendo que, atualmente, os seus elementos são maioritariamente dotados de nível médio ou superior.
São muitos os Diretores Artísticos que fazem parte da história da Banda e merecem destaque: José Maria Teixeira, António Gonçalves, António Esperança, Constantino Amaral, Paulo Silva, José Moura e, atualmente, Rúben Henriques.
Sediada na área de intervenção da Engenho – Associação para o Desenvolvimento
Local do Vale do Este, a Banda de Arnoso é hoje uma dinâmica Associação Cultural que, com o apoio do Município, da Junta da União de Freguesias e dos seus associados, desenvolve uma intensa atividade cultural e recreativa.
A Banda de Arnoso possui uma Academia de Música a funcionar na sua sede em Arnoso
Santa Maria, onde são lecionadas as classes de Formação Musical, Orquestra, Coro, Clarinete, Flauta transversal, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba, Percussão e Guitarra.
Sob a direção pedagógica do maestro Ruben Henriques, todas as classes são lecionadas por professores credenciados, muitos dos quais são elementos da Banda de Música e que iniciaram os seus estudos musicais na academia em que hoje professam.
Para além da participação nas tradicionais romarias a Banda de Arnoso tem realizados vários concertos e participado em diversas atividades no norte do país e na vizinha Espanha.
Descontos
Pentágono | Estudante | Maiores de 65 anos | Pessoas c/ deficiência | Surdas | AM Incapacidade Multiuso (+60%)