Produtor
A Circular - Associação Cultural
Sinopse
"...a being racing into the future passes a being racing into the past, two footprints perpetually obliterating one another, toe to heel, heel, to toe." (Yeats, A Vision)
[...um ser correndo em direção ao futuro passa por um ser correndo em direção ao passado, duas pegadas que se obliteram perpetuamente, do dedo do pé ao calcanhar ao dedo pé.]
Pulse Constellations de Gabriel Schenker parte da composição eletrónica Pulse Music III de John MacGuire, de 1978, uma peça complexa em multi-camadas criada a partir de uma imagem sonora de movimentos no espaço. A peça combina uma variedade de batimentos, tempos e melodias na formação de uma sequência de 24 secções distintas mas interligadas, que se misturam de forma abrupta e inesperada. A qualidade dos sons, a saturação da composição e o seu inquieto e constante movimento no espaço trazem uma dimensão cósmica, estelar à peça.
Em Pulse Constellations, o coreógrafo e bailarino Gabriel Schenker desconstrói e reconstrói a complexa teia de camadas pulsantes da composição. Um caleidoscópio de ritmos e coordenadas cruza o seu corpo numa sebroposição de ritmos. Com a sua performance, Schenker explora os limites entre a matemática e o orgânico, a precisão digital da música eletrónica e a imprecisão analógica da dança, as fronteiras entre o dançável e o audível. Pulse Constellations segue as estruturas da composição de Pulse Music III na medida em que as decompõe em partes menores, segundo a mesma fluidez e pela adição de linahs melódicas e rítmicas através do espaço auditivo e visual comum.
Conceção e performance | Gabriel Schenker; Música | Pulse Music III, John Mcguire; Apoio na Investigação Artística | Chrysa Parkinson; Produção Executiva | Caravan Production (Bruxelas,BE), STUK (Leuven, BE), BUDA (Kortrijk,BE); Agradecimentos | Salva Sanchis (Kunst/werk), Pierre Slinckx, Sarah Ludi