A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
MÍSIA “DO PRIMEIRO FADO AO ÚLTIMO TANGO”

MÍSIA “DO PRIMEIRO FADO AO ÚLTIMO TANGO”

Música & Festivais | Fado

Teatro da Trindade INATEL

Sala Eça de Queiroz
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2016
dez
02
Realizado

Duração

90 minutos

Abertura Portas

21:00

Intervalo

Com Intervalo.

Produtor

Diferentes Ritmos – Produtores Associados

Sinopse

Mísia regressa ao Teatro da Trindade dia 2 de Dezembro para apresentar ‘Do Primeiro Fado ao Último Tango’, o espetáculo com que celebra 25 anos de carreira.

Vinte e cinco anos depois da edição do seu primeiro disco - ‘Mísia’ (1991) - a história de Mísia faz-se de uma mão-cheia de grandes álbuns e de concertos invariavelmente memoráveis um pouco por todo o mundo. E depois há canções que se tornaram parte de todos nós. As que se recordam no alinhamento de ‘Do Primeiro Fado ao Último Tango’ são por isso parte da História do Fado dos últimos 25 anos.

Mísia foi a pioneira do que se veio a chamar Novo Fado, com a sua estreia em 1991. Criou uma sonoridade própria ao trazer para o Fado instrumentos como o violino, o acordeão e o piano e tem a particularidade de cantar textos que poetas contemporâneos escreveram especialmente para a sua voz, nomes como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Lídia Jorge, Vasco Graça Moura, Hélia Correia, entre outros.

É uma das mais internacionais artistas portuguesas. Foi distinguida com a Ordem de Oficier des Arts et des Lèttres pelo Governo Francês em 2011, depois de já ter recebido a Ordem de Mérito Civil em Portugal. Nesse mesmo ano, recebeu em Florença o Prémio Gilda no 33° Festival Cinema e Donne pela sua participação no filme ‘Passione’ dirigido pelo ator e realizador John Turturro. Em 2012 foi galardoada com o Prémio Amália Rodrigues na categoria ‘Divulgação Internacional’, um justo reconhecimento pelo seu trabalho além-fronteiras.

Através de uma seleção feita pela sua própria mão, Mísia conduz-nos em ‘Do Primeiro Fado Ao Último Tango’ numa extraordinária viagem pela sua longa e brilhante carreira. Um percurso onde revisitamos ‘Mísia’ (1991), ’Fado’ (1993), ‘Tanto Menos Tanto Mais’ (1995), ‘Garra dos Sentidos’ (1998), ‘Paixões Diagonais’ (1999), ‘Ritual’ (2001), ‘Canto’ (2003), ‘Drama Box’ (2005), ‘Ruas’ (2009) e ‘Senhora da Noite’ (2011) sem esquecer os recentes ‘Delikatessen Café Concerto’ (2013) e ‘Para Amália’ (2015).

Ficha Artística

Voz: Mísia
Guitarra Portuguesa: José Manuel Neto
Piano e Acordeão: Ricardo Dias
Viola de Fado: André Ramos
Baixo: Daniel Pinto
Violino: Luís Cunha
Encenação: Joana Brandão
Projeto de Iluminação: LD | Leston Design
Direção de Iluminação: Pedro Leston
Técnico de Som: Alfredo Almeida
Produção: Produtores Associados
Fotografia: C.B. Aragão

Partilhar