Promotor
Teatro Nacional D. Maria II E.P.E.
Sinopse
A figura de Maria Madalena tem sido alvo de construções culturais que ao longo de séculos a tornaram santa e pecadora, devota e amante, cuidadora e apóstola, bem como símbolo da expiação dos pecados. Estas construções, que correspondem a uma forma ideológica e política de escrever a história, repetem uma narrativa cultural que coloca a mulher num determinado lugar na sociedade ocidental: submisso, passivo e oprimido. Ainda hoje, somos herdeiras e testemunhas desse lugar.
Dentro do espectro simbólico de Madalena, cabe o papel de cuidadora alimentar, limpar, vestir e chorar o corpo, de iniciar e fechar o ciclo da vida. O que é caracteristicamente feminino nas práticas de cuidar do corpo? Problematizando as contradições da emancipação e convivência material com a transcendência da carne, num mundo que precisa de ser cuidado por todos, este é um espectáculo que reflecte as preocupações de um grupo de mulheres que se reúne para fazer um espetáculo no século XXI em Portugal.
Ficha Artística
direção Sara de Castro e Teresa Lima
encenação Sara de Castro
com Ana Brandão, Carla Galvão, Crista Alfaiate, Madalena Almeida, Paula Só
participação especial de um coro de voz falada composto por 20 homens e mulheres da comunidade de cada localidade de apresentação do espetáculo
direção de atrizes Teresa Lima
dramaturgia Ana Pais
cenografia e figurinos Marta Carreiras
desenho de luz Rui Monteiro
desenho de som Duarte Moreira
consultoria histórica Liliana Caetano
direção de produção Maria Folque
produção executiva Raquel de Castro
coprodução TNDM II, Centro de Arte de Ovar, Teatro Viriato
Preços
Descontos
- Desempregados
- Dia do espectador
- Jovens (até 30 anos)
- Pessoas c/nec. especiais
- Prof. do espetáculo
- Seniores (+ 65 anos)