Promotor
Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.
Breve Introdução
As aulas diárias do CAMPUS Paulo Cunha e Silva são para profissionais das artes performativas e decorrem, com o mesmo professor(a) de 2ª a 6ª, das 9h30-11h00.
São aulas de nível avançado, que abrangem várias disciplinas e com foco na partilha de prática artística mais do que na formação em si.
O objetivo deste eixo de atividade é promover a existência de aulas de prática física, diárias e acessíveis aos profissionais da cidade e a todos os visitantes. Estas aulas aprofundam metodologias e conhecimento, promovem sinergias e enriquecem a comunidade local, criando também oportunidades de trabalho para formadores locais.
CALENDÁRIO
#1
Tambor
Melissa Pérez Sousa
01.04.2022
09:30 - 11:00
Estúdio 2 Piso 0
Partindo da exploração e transmissão de linguagens associadas às Danças de Rua e Danças Sociais, haverá foco nos pontos de afinidade desta carga geracional, reminiscentes na Dança. Através de ferramentas aplicadas à improvisação, o corpo é trabalhado como instrumento musical, o footwork dos pés (como promotor de ligação do espírito com a terra) e o aspeto do que é ser social em movimento, tornar-se-á central neste processo de exploração orgânica, onde todos se tornam participantes. Irei propor o rápido, o lento. O grosso do som e a escuta, de formas diferentes. E talvez, suar bastante. - Melissa Pérez Sousa
#2
böm dìâ
^ INES CAMPOS
04.04 - 08.04.2022
09:30 - 11:00
Estúdio 2 Piso 0
Tempo: entre momentos
Para: prática aberta, percepções de intenção, ações discretas, partituras-poemas
Vendo o corpo como um veículo para ativar relações simbólicas que transitam entre a realidade e o imaginário, proponho um aquecimento dessa atenção, que faz coabitar referências, universos artísticos e estados de presença simultaneamente numa relação horizontal com a exploração do corpo e da voz. - ^ INES CAMPOS
#3
A definir
Anja Bornsek
11.04 - 15.04.2022
09:30 - 11:00
Estúdio 2 Piso 0
A definir.
#4
artmanha [DDD x CAMPUS PCS]
Dori Nigro
18.04 - 22.04.2022
09:30 - 11:00
Estúdio 2 Piso 0
A pedagogia da manhosidade (Freire, 1998) e da transgressão (hooks, 2013) servem de provocação para os encontros que proponho, com o objetivo de tecer diálogos possíveis com a prática artística. Através de uma práxis corporal, experimentaremos exercícios lúdicos, performativos e físicos (agilidade, táctica e resistência) como meios de reconhecer limites, investigar possibilidades e explorar o auto/altercuidado – tendo o voleibol como mediador. Vivenciaremos um jogo democrático, transgredindo regras, abarcando o erro, a manha e o cuidado como processo criativo. - Dori Nigro
#5
Roller coast [DDD x CAMPUS PCS]
Daniela Cruz
25.04 - 29.04.2022
09:30 - 11:00
Estúdio 2 Piso 0
Roller coaster é uma aula desenvolvida a partir dos princípios básicos da técnica de release - foco na respiração; alinhamento do esqueleto, a articulação conjunta, relaxamento muscular, e o uso da gravidade e impulso para facilitar o movimento eficiente. A aula consiste em várias sequências de movimento com forte foco no trabalho de chão, que vão evoluindo até à verticalidade, podendo assim jogar com a ideia de roller coaster.
Mais informações em campuspcs.pt.
------------------------------------------------------------
Daily classes for performing arts professionals with the same instructor from Monday to Friday, between 9.30 am and 11 am.
These are advanced level classes covering several disciplines and focusing on the sharing of artistic practices rather than on the training itself.
The goal is to promote daily physical classes for the city’s professionals and everyone visiting.
CALENDAR
#1
Tambor
Melissa Pérez Sousa
01.04.2022
09:30 - 11:00
Studio 2 Ground Floor
Starting from the exploration and transmission of languages associated with Street Dances and Social Dances, there will be a focus on the points of affinity of this generational load, reminiscent of Dance. Through tools applied to improvisation, the body is worked as a musical instrument, the footwork of the feet (as a promoter of connection between the spirit and the earth) and the aspect of what it means to be social in movement, will become central in this process of organic exploration, where everyone becomes a participant. I will propose the fast, the slow. The bulk of the sound and listening, in different ways. And maybe sweat a lot. - Melissa Pérez Sousa
#2
good morning
^ INES CAMPOS
04.04 - 08.04.2022
09:30 - 11:00
Studio 2 Ground Floor
Time: between moments
For: open practice, perceptions of intent, discrete actions, music-poems score
Seeing the body as a vehicle to activate symbolic relationships that move between reality and the imaginary, I propose a warming up of this attention, which makes references, artistic universes and states of presence coexist simultaneously in a horizontal relationship with the exploration of the body and voice. - ^ INES CAMPOS
#3
To be defined
Anja Bornsek
11.04 - 15.04.2022
09:30 - 11:00
Studio 2 Ground Floor
To be defined.
#4
artmanha [DDD x CAMPUS PCS]
Dori Nigro
18.04 - 22.04.2022
09:30 - 11:00
Studio 2 Ground Floor
The pedagogy of craftiness (Freire, 1998) and of transgression (hooks, 2013) serve as a provocation for the meetings I propose, with the aim of weaving possible dialogues with the artistic practice. Through a body praxis, we will experience playful, performative and physical exercises (agility, tactics and resistance) as a means of recognizing limits, investigating possibilities and exploring self/altercare - having volleyball as a mediator. We will experience a democratic game, breaking rules, embracing error, guile and care as a creative process.
#5
Roller coast [DDD x CAMPUS PCS]
Daniela Cruz
25.04 - 29.04.2022
09:30 - 11:00
Studio 2 Ground Floor
Roller coaster is a class developed from the basic principles of the release technique - focus on breathing; skeletal alignment, joint articulation, muscle relaxation, and the use of gravity and impulse to facilitate efficient movement. The class consists of several movement sequences with a strong focus on floor work, which evolve to verticality, thus being able to play with the idea of a roller coaster.
For further information: campuspcs.pt.
Notas Suplementares
Tabela de preços 1 aula: 3€ Pack 10 aulas: 25€ (válido por o ano fiscal em vigor) Regras de compra de aulas e utilização do espaço – A compra de aulas efetua-se exclusivamente online, neste website, que redirecionará para a plataforma BOL (Bilheteira Online). – Não é possível adquirir aulas no local do CAMPUS Paulo Cunha e Silva. – A aquisição de aula avulso, na BOL, após pagamento, gera um código, que deverá ser mostrado (impresso ou digital) à entrada do CAMPUS Paulo Cunha e Silva. O código é válido apenas para a aula / dia comprado. A admissão na aula só será possível com um código válido. – A aquisição do pack de 10 aulas, na BOL, após pagamento, gera um código, que posteriormente permitirá, na mesma plataforma, escolher a aula. Após a escolha da aula, será gerado um código, que deverá ser mostrado (impresso ou digital) à entrada do CAMPUS Paulo Cunha e Silva. O código é válido apenas para a aula / dia escolhido. A admissão na aula só será possível com um código válido. – Não é necessária a criação de conta / registo neste site, para efetuar a compra de aulas. – Não existe taxa de inscrição. – Não se efetuam devoluções ou trocas de aulas. – Os interessados que tencionam aceder às aulas e utilizarem as instalações do CAMPUS deverão ser profissionais e estudantes de nível avançado comprovado, de artes performativas. Cada professor será responsável por manter o nível da sua aula, podendo sinalizar participantes que não tenham o nível requerido. – Deve notar-se que o horário das aulas é das 9h30 às 11h00 e o espaço de aula estará disponível das 9h00 às 12h00, horário após o qual deverá ficar completamente livre. – O check-in dos participantes é feito no balcão de receção pela equipa do CAMPUS, a partir das 9h00, de segunda-feira a sexta-feira e mediante a apresentação do bilhete comprado para a respetiva aula. Em caso de chegada à aula após o seu início, o professor reserva-se no direito de não permitir o acesso. Em caso de não comparência do participante, não haverá possibilidade de reposição da aula nem de devolução de dinheiro.