Promotor
Câmara Municipal do Porto
Breve Introdução
A sessão tem como ponto de partida a Estação 6 do MdC, o Banco de Materiais. Em plena exposição visualizam-se exemplares da azulejaria de fachada do séc. XIX/ XX que servirão de tema para a deriva pela Cidade. Num percurso por entre ruas e praças, num registo quase que fotográfico, reconhecem-se azulejos e painéis figurativos como solução funcional e decorativa numa arquitetura civil e religiosa que tanto enobrece a paisagem urbana portuense.
Orientada por Paula Lage
Paula Lage é colaboradora do Banco de Materiais desde 1999, entre as várias áreas de trabalho no âmbito do Património Cultural destaca-se a emissão de pareceres no âmbito do licenciamento urbanístico e a inventariação dos elementos cerâmicos no edificado. Contribui para a preservação, inventariação, estudo e difusão dos diversos elementos construtivos com valor patrimonial (azulejos, ferros, estuques, etc.), colaborando na conceção, produção e orientação de visitas, oficinas e outros projetos educativos.
DERIVA
Caminhadas pela cidade, onde ativamos os cinco eixos que estruturam a programação do Museu: Eixo Sonoro, Eixo Natureza, Eixo Material, Eixo Líquido e Eixo Romantismo. Acontece mensalmente, na primeira terça do mês, repetindo no sábado imediatamente a seguir, sempre às 15H.
Informações Adicionais
ENDEREÇO
Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça de Carlos Alberto 71,
4050-157 Porto
GPS: 41.148946, -8.615291
AUTOCARRO
22, 304, 305, 507, 601, 602
METRO
Trindade
ESTACIONAMENTO
Carlos Alberto, Leões;
Praça de Lisboa