Promotor
Teatro Experimental de Cascais .
Breve Introdução
NA LUT@ - 3 MUSA ACUMINATA CAVENDISH é o terceiro capítulo, de uma série de cinco com direção artística de Flávia Gusmão, e parte de um processo de formação com a duração de 3 meses com as batucadeiras Finka Pé da Cova da Moura.
A memória do luto surge como partilha- ciclo perpétuo de aparecimento, desaparecimento e renovação- o lugar orgânico da memória: como no final do segundo capítulo em que as bananeiras ao guinchar, simultaneamente, gemem, festejam, parem e anunciam a sua morte.
A memória é o lugar natural da ficção: onde esquecemos como mecanismo de sobrevivência e nos lembramos como mecanismo de individualidade que permite estabelecer a identidade, o que se torna particularmente relevante nas comunidades na diáspora. Trabalhar a partir dos processos do luto de todos os intervenientes permite estabelecer um espaço de criação que torna visível não só a forma como as diferentes culturas vivem o luto, mas também abordar temáticas que aparecem como territórios culturais e emocionais fechados e invisibilizados.