Promotor
TRIMAGISTO
Breve Introdução
A FESTA DOS CONTOS é um festival anual em torno da palavra que decorre no mês de maio em Montemor-o-Novo desde 2009.
A Festa é um lugar convidativo e gratuito, onde se pode usufruir de espetáculos de contos, concertos, poesia, cinema de animação e teatro, sempre com a consciência de que é urgente estarmos juntos enquanto comunidade para conseguir parar o tempo, escutar com atenção e produzir pensamento.
Estamos, novamente, reunidos em volta da palavra dita, ouvida e cantada; até mesmo da palavra cuidada e também da palavra esquecida — tema do festival — e de quem faz dela matéria prima.
Sejam bem-vindos à Festa dos Contos!
Para maior comodidade, pedimos que compareça aos respectivos espetáculos com 15 minutos de antecedência.
Sinopse
Quico Cadaval desenvolve deste os anos 90 do século passado a atividade de contador de histórias e sucedidos. Este tipo de espetáculo, considerado a mais diminuta forma de teatro, é um dos apelos mais poderosos à imaginação do público, que tem de construir com o narrador as imagens da história. Atualmente a narração cénica tem um amplo circuito internacional ao qual são convocados, muitas vezes representantes da arte de contar histórias na Galiza. Nos últimos anos Quico Cadaval tem vindo a transformar o seu reportório em espetáculos de teatro, do teatro da palavra. Vacas, Guerras, Porcos e Clérigos narra a história do antepassado Xuán, o Fino, bom homem de família, pacífico, bom vizinho e amigo de fazer favores. Uma personagem sem interesse para o público por não ter maldade. Porém, à sua volta, aparecem histórias extraordinárias protagonizadas por personagens menos virtuosas. São coprotagonistas desta história vacas, padres, mentirosos, garanhões, barbeiros, porcos, artistas de cinema e militares.
Ficha Artística
Criação e Interpretação - Quico Cadaval