Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
Lagoa Jazz Fest`2023 pode encontar, exposições, música e uma zona de restauração.
Abertura do espaço às 19:00 horas,
Concertos Zona Longe às 20:30 horas.
Concerto palco principal às 22:00 horas.
Encerramento do espaço 01:00 horas.
Sinopse
Vincent Peirani
Como toda a música popular, o jazz é uma música de personalidades fortes.
O reconhecimento internacional do acordeonista Vincent Peirani é baseado no seu forte carisma e singular imaginação. Destacou-se muito cedo durante a sua formação mais erudita, conquistando com brilhantismo muitos prémios internacionais.
A entrada para o universo do jazz é marcada pelo sucesso e prémios alcançados no “Victoires du Jazz” em 2014, 2015 e mais tarde em 2019 com o álbum “Night Walker”.
Um músico muito versátil com abordagens marcantes em estilos musicais distintos. No Jazz para além das apresentações internacionais em seu nome, destacam-se colaborações com nomes como Daniel Humair, Michel Portal, entre muitos outros. Na “Chanson Francaise” colaborações com Sanseverino, Les Yeux Noirs. Compõe música para cinema (filme Barbara de Mathieu Amalric em 2017), etc.
Considerado internacionalmente um artista que renovou completamente a linguagem do acordeão, é aclamado pela crítica da especialidade e pelo público que o acolhe com grande entusiasmo nos concertos.
João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se simultaneamente entre a música clássica, o jazz e a música improvisada.
Venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais para o seu instrumento na área da música erudita, dos quais se destacam, entre outros, o Troféu Mundial de Acordeão (CMA), que vence por duas vezes, o Coupe Mondale de Acordeão (CIA), o Concurso Internacional de Castelfidardo e o Okud Istra International Competition.
Barradas tem-se apresentado, enquanto solista, nas seguintes salas:
Het Concertgebouw Amsterdam, Wiener Konzerthaus, Elbphilharmonie Hamburg, Kolner Philharmonie, Tonhalle Maag Zurich, Philharmonie Luxembourg, Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa, Casa da Música Porto, Philharmonie de Paris, Konzerthaus Dortmund, L’Auditori - Barcelona, Mupa Budapest, La Moanaie/De Munt, Sage Gasteshead, Stuttgart Opera House, Bozar Brussels, Sadlers's Wells Theatre London, Onassis Cultural Center Athens, L'Arsenal Metz, Sava Center Belgrade, Centro Cultural de Belém, Tribeca Performing Arts Center New York.
Enquanto intérprete teve a seu cargo dezenas de estreias mundiais para acordeão solo escritas para ele por alguns dos mais destacados compositores europeus.
Em 2016 grava, com a editora nova iorquina Inner Circle Music, o seu primeiro álbum enquanto líder, “Directions”, que conta com a produção de Greg Osby e foi considerado um dos melhores álbuns do ano pela revista Downbeat, aparecendo na sua prestigiada lista "Best Albums of The Year".
Em simultâneo começa a ser mencionado por alguns dos maiores músicos americanos de Jazz comoJoe Lovano, Nicholas Payton, Randy Brecker, Lenny White ou Walter Smith III.
João Barradas tem colaborado com diversos músicos de renome: Greg Osby, Mark Turner, Peter Evans, Aka Moon, Mike Stern, Rufus Reid, Gil Goldstein, Fabrizio Cassol, Jacob Sacks, Miles Okasaki, Jerome Jennings, Ben Van Gelder, Francesco Cafiso, Federico Malaman, Stephanne Galland, Fabian Fiorini, Michel Hatzigeorgiou, entre muitos outros.
Foi nomeado ECHO Rising Star pela European Concert Hall Organization para a temporada 2019/2020. Nessa mesma temporada a prestigiada BBC Music Magazine nomeou-o como um dos seus Rising Stars.
Desde criança, o seu ouvido absoluto, facilidade de leitura, extrema capacidade técnica e a vontade de trabalhar essas mesmas capacidades, revelaram-se como principal motivo para a sua exploração na área da docência. Frequenta atualmente o 2º ano do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa e lecciona na Universidade Lusíada de Lisboa. Tem leccionado em Masterclasses de algumas das mais prestigiadas Instituições do meio musical: Mupa Budapeste, Conservatório Municipal de Barcelona, Sage Gasteshead, Fundação Calouste Gulbenkian, Philharmonie Luxembourg, Sata-Hame Soi International Festival, Conservatório de Ghent, entre muitos outros.
Em 2020, João Barradas obteve o 2º Prémio do Concurso de Composição SPA|/Antena 2 com a sua obra "The Edge of the Sea" para Orquestra Sinfónica.
Um trio de músicos brasileiros com sotaque do Nordeste Brasileiro e uma grande qualidade técnica. Uma estética musical de fusão com grande musicalidade e muito swing.Um piano de Sergipe, sopros de Alagoas e a percussão do Rio Grande do Norte: João Ventura, Júnior Maceió e Rogério Pitomba, três músicos virtuosos num projeto musical de características únicas.Suite Nordeste é inspirado na mistura de estilos, influências entre a música popular brasileira, música erudita e o jazz.
Informações Adicionais
O bilhete não garante lugar sentado.
Não é permitida a realização de Pic-nic.
Não é pemitida entrada de animais excepto cão de guia