Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
CURSO
GRANDES NARRATIVAS DO EXTREMO ASIÁTICO
com João Pedro Oliveira
DATAS | Sábados | 7, 14, 21 e 28 de Outubro e 4, 11, 18 e 25 Novembro
HORAS | 10.00 às 13.00
PARTICPANTES | Mín. 20
PREÇO | 110€
Os Três Reinos, a Viagem a Ocidente, o Sonho do Pavilhão Vermelho, a lenda de Chunhyang, o Conto de Genji e o Conto dos Heike estão entre as narrativas mais conhecidas da China, Coreia e Japão. Nestes países, estas histórias estão presentes no espaço público e privado desde a infância até à velhice. Conhecerem-se os seus lugares, personagens e eventos é tão natural como conhecerem-se os lugares, personagens e eventos dos Lusíadas, da Bíblia ou dos épicos gregos para um português. No entanto, apesar do crescimento económico e da popularização da cultura popular destes países, estas histórias são ainda desconhecidas junto do público português e ocidental em geral.
O curso “Grandes Narrativas do Extremo Asiático” tem por objectivo oferecer uma visão sobre as narrativas e personagens mais influentes das narrativas do Extremo Asiático no espaço e no tempo. Estas narrativas constituem algumas das principais fontes de inspiração de várias formas artísticas e culturais, pelo que o conhecimento das mesmas não só ajuda a conhecer melhor as realidades que se poderão encontrar no Extremo Asiático, mas também outros fenómenos culturais, incluindo muitos artefactos que constituem o espólio do Museu do Oriente e são exibidos em exposições focadas em diferentes temáticas.
O curso terá uma forte componente narrativa, pelo que, fundamentalmente, serão contadas muitas histórias; Será abordado o contexto histórico-cultural em que a narrativa surgiu. O que significavam estas histórias quando elas surgiram? O que é que elas nos podem dizer sobre a história e cultura da China, Coreia e Japão? Será feita também uma análise da influência de cada narrativa desde o passado até aos nossos dias, o que inclui as suas adaptações para diferentes meios artísticos. Além de adaptações literárias, serão exibidos extractos em video de várias adaptações televisivas e cinematográficas, danças tradicionais, performances teatrais, bem como imagens de obras pictóricas, estátuas ou monumentos. O que é que estas histórias representam para os chineses, coreanos e japoneses de hoje em dia? Por fim, tomar-se-á em conta a recepção destas histórias no mundo ocidental desde o período orientalista até aos nossos dias. Como é que os ocidentais receberam estas narrativas e de que modo é que, pensando que estas encapsulavam as culturas do Extremo Asiático, as utilizaram para representaram a Ásia e, por comparação ou contraste, representarem também o Ocidente?
Dada a extensão e a multiplicidade das narrativas clássicas do Extremo Asiático, apesar da sua curta duração, o curso “Grandes Narrativas do Extremo Asiático” é um curso que pode ser aproveitado por uma vida inteira, dado que este procurará encapsular elementos textuais e audiovisuais que nasceram no passado, se continuam a multiplicar nos nossos dias e que, decerto, se continuarão a multiplicar no futuro. Tal sucede porque estas narrativas contam histórias que são importantes para as pessoas do Extremo Asiático. Porém, com o contacto entre povos e culturas derivado da globalização, estas poderão ser importantes para qualquer pessoa em qualquer lugar. Por este motivo, embora estas histórias sejam sem dúvida fonte de grande entretenimento, não são apenas entretenimento puro. Conhecê-las faz de nós cidadãos mais interessados e informados sobre o mundo globalizado em que vivemos e ajuda-nos a compreender os outros, a nós mesmos e, em última instância, o ser humano.
Programa:
1. Narrativas Lendárias da China e do Japão.
2. Os Quatro Clássicos da China: Os Três Reinos e o P’ansori
3. Os Quatro Clássicos da China: A Borda de Água
4. Os Quatro Clássicos da China: A Viagem a Ocidente
5. Os Quatro Clássicos da China: O Sonho do Pavilhão Vermelho
6. Narrativas Sobrenaturais da China e do Japão.
7. O Japão cortês: O Conto de Genji
8. O Japão Guerreiro: O Conto dos Heike
João Oliveira é licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). É mestre em Linguística Geral pela mesma instituição (FLUL), tendo redigido uma tese intitulada Tóri di Babel: Humor e Língua na Literatura em Crioulo de Macau. Encontra-se presentemente a acabar o doutoramento em curso em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), estando a redigir uma tese intitulada The Retellings of the Ramaya?a and the Idea of India: Culture and Society (2010-2020). É um entusiasta das línguas, principalmente da Ásia. Fez cursos de hindi no Instituto Central de Hindi, em Agra; persa na universidade Allameh Tabataba'i, em Teerão; e russo na Universidade Estatal de Moscovo (MGU). Encontra-se presentemente a ter aulas de arménio, japonês e tailandês. Leitor e visualizador de séries e filmes compulsivo, João escreve, faz conferências e organiza frequentemente cursos sobre as tradições narrativas, religiões e as línguas da Ásia. No tempo-livre, dedica-se à escrita de ficção, à música e à ilustração.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]