Promotor
Município de Torres Novas
Sinopse
Sinopse:
Andor é uma coreografia construída a partir de um texto de natureza autobiográfica, que tece relações entre uma situação pessoal de trauma e a luta mais ampla por direitos, relacionados com questões de género. Como é que uma mãe assegura o seu direito à maternidade? O que acontece na perceção do público ao ouvir esta história contada não exclusivamente por mulheres cisgénero?
A partir de uma abordagem profana ao mecanismo de comunicação da arte sacra, trabalham-se os atributos de um corpo, a espacialização de um discurso e o movimento de auxiliar a deslocação de uma pessoa, como um gesto de propulsão do outro e de si mesmo, no ato de caminhar coletivamente.
Andor é um trabalho de religação ao coletivo.
Biografia:
Susana Domingos Gaspar (Torres Novas, 1980)
Formada em Dança, na ESD em Coreografia, no PGCCA, em Dança na Comunidade, no Fórum Dança, em Fasciaterapia e Body-Mind Centering, colaborou com Madalena Victorino, Filipa Francisco e Sílvia Real, entre outras. Destaca das suas coreografias “Classe do Jaime” (2018), “Coletivo Habitacional” (2021)e “As Amigas da Gaspar” (2022).
Ficha artística:
Direção artística, texto e coreografia: Susana Domingos Gaspar
Interpretação e cocriação: Ves Liberta e Susana Domingos Gaspar
Assistência coreográfica e cocriação: Lorena Gutiérrez Matas
Coproduções: Rua das Gaivotas 6, 23 Milhas / Fábrica das Ideias, Teatro Virgínia
Residências: Largo Residências, EiMa – Centre de Creació de Mallorca, Rua das Gaivotas 6, Fábrica das Ideias/ 23 Milhas
Apoio jurídico: Dina Duque
©créditos Apílio Padilha