Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
“MAL VIVER”
Cinema
4 de outubro, quarta-feira, 21:30
Sala Estúdio
Entrada: 3,00 euros
M/14 anos
Duração: 127 minutos
CICLO DE CINEMA JOÃO CANIJO
SINOPSE
Num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. A chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.
NOTA DE INTENÇÕES
A localização do filme é fundamental para a concretização das intenções do projeto, porque ele só poderia acontecer num lugar sem fuga possível. Um lugar onde as atrizes mulheres sejam obrigadas a ficar sozinhas e juntas, mesmo que desejem fugir. Um lugar de que dependa a vida das personagens. A escolha foi a de um Hotel isolado no litoral de Portugal, que funciona como uma prisão porque as personagens não podem sair dali.
O filme parte da ideia de como as mães determinam a desgraça das filhas, que por sua vez vão determinar a desgraça das netas. É um filme sobre a ansiedade de ser mãe e como isso provoca incapacidade de amor incondicional. Três gerações de mulheres vítimas da ansiedade das suas mães: a ansiedade de uma avó tornou-a incapaz de ser mãe de uma filha que foi incapaz de ser mãe da sua neta.
As atrizes não se transformam, adaptam-se à situação e circunstâncias das personagens, mas nunca deixam de ser a mesma pessoa. O argumento foi desenvolvido durante dois anos de discussões e ensaios com as atrizes pela necessidade de conseguir a verdade de cada uma.
Título original: Mal Viver
Realização: João Canijo
Interpretação: Madalena Almeida, Vera Barreto, Anabela Moreira, Leonor Silveira, Rita Blanco, Cleia Almeida, Nuno Lopes, Filipa Areosa, Beatriz Batarda
Duração: 127 minutos
Origem: FRA / POR
Género: Drama
Classificação Etária: M/14 anos
Ano: 2023, Cores