Promotor
Jazz ao Centro Clube
Sinopse
"Li and the Infinite Game" peça composta por Per Zanussi para a Vestnorsk Jazzensemble mistura os diferentes interesses musicais do compositor numa bela, enérgica e rítmica jornada através de 10 paisagens musicais diferentes.
Nos últimos anos, a música de Zanussi para grandes ensembles tem-se centrado na composição para improvisadores que se envolvem de uma forma bastante livre, onde o som tem levado a mente para a música contemporânea. Neste trabalho para VNJE, um pouco disso ainda se pode encontrar, mas também inspiração de funk futurista, prog-Afrobeat, baladas de xamãs coreanas e free jazz norte-africano.
"Li" no título alude ao nome chinês para padrões na natureza, que há muito tem sido uma inspiração para a música de Zanussi: padrões fixos e dinâmicos, no tempo e no espaço, cíclicos, assimétricos e ordenados ao mesmo tempo. Nuvens, árvores, dunas, fluxo e caos.
A última parte do título, “The Infinite Game”, é sobre o outro aspeto importante da peça, nomeadamente a relação com os músicos de Bergen e Stavanger que se encontram e dão vida às composições. Neste encontro monta-se um “jogo infinito” onde o objetivo não é vencer, mas sim poder continuar no jogo.”