Promotor
Município de Coimbra
Sinopse
Espetáculo inserido na programação do Festival CORRENTES DE UM SÓ RIO - 6.ª Edição. Encontro da Canção, do Fado, da Música e das Guitarras de Coimbra, que se realiza de 4 a 8 de outubro de 2023
Dono de um percurso inigualável, com a sua personalidade humilde, acompanhou à viola muitos dos grandes nomes da Guitarra e Canção de Coimbra.
Deu os primeiros passos na viola nos anos 50, começando a tocar no grupo de Jorge Tuna. Ainda nos tempos da ditadura, participou nos organismos académicos estudantis e fez diversas digressões internacionais. Já nos anos 80, integrou o Grupo de Guitarras e Cantares de Coimbra
(de que faziam parte António Brojo, António Portugal, Aurélio Reis e Luís Filipe), acompanhando nomes do canto de Coimbra como António Bernardino, Luiz Goes, Alfredo Glória Correia, Fernando Rolim, José Mesquita e Luís Marinho.
Já nos anos 90, gravou os temas originais de Francisco Filipe Martins, um dos grandes criadores e compositores da Guitarra de Coimbra. Nos últimos anos integra o grupo Raízes de Coimbra, acompanhando regularmente Octávio Sérgio, Rui Pato, Heitor Lopes e Mário Rovira.
Apesar de uma presença pautada pela maior discrição, Humberto Matias é uma figura central na história da Canção de Coimbra. A sua sabedoria, os seus acordes e o seu balanço são o resultado de décadas de acumular de conhecimento, de experiência e bom gosto na arte de tocar e de acompanhar. Para além do seu percurso musical, os seus traços de personalidade são imagem de marca, sendo reconhecido por todos como uma figura humilde, afável e cordial.
Ficha Artística
Coordenação: Quarteto de Coimbra
Direcção Musical: Quarteto de Coimbra
Voz: Fábio Almeida
Guitarra de Coimbra: Simão Mota e Tiago José Rodrigues
Viola: Humberto Matias, Vasco Rodrigues
Convidados: Octávio Sérgio, Mário Rovira, Heitor Lopes, Nuno Oliveira, Manuel Portugal e Daniel Tapadinhas
Informações Adicionais
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: [email protected]
Classificação etária: M/6. Não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
Preços
Bilhete geral:
€5
€3 Bilhete estudante; = 65 anos; grupos = 10 pessoas; desempregados; profissionais de artes performativas e de música
Cartão Amigo CSF (40% desconto)