Promotor
Minutos Redondos, Lda.
Breve Introdução
Informamos que os lugares da sala onde se realiza este espetáculo/atividade NÃO SÃO MARCADOS.
Informamos que por razões que nos são alheias a programação (datas, horários, elencos, etc) pode sofrer alterações.
Sinopse
Ensaio para a Desordem é uma peça de teatro acrobático que entrelaça circo e ciência para explorar um conceito que revolucionou as bases da física moderna: a entropia. “Isto não é exatamente um espetáculo. É uma experiência, um ensaio que faremos em conjunto”, ouve-se num aviso, enquanto entram as pessoas, convidadas a fazer parte desta exploração.
Durante a experiência performática, dois artistas desdobram uma trama de enunciados e perguntas, através de múltiplas estratégias de jogo, movimentos acrobáticos e manipulação de objetos, transformando o espaço que partilham com as outras pessoas e deixando-se afetar pela constante tensão entre ordem e desordem. É um ensaio inspirado no pensamento científico, que põe em jogo a pergunta: é possível ensaiar a desordem ou é a desordem que nos ensaia a nós?
Uma pesquisa de fundo, apoiada na dramaturgia do movimento e na antropologia teatral, leva-nos a criar uma linguagem de ações físicas e vocais em corpos acrobáticos, capazes de introduzir e reinventar cenicamente teorias e conceitos de caráter científico.
A peça revela tensões e perguntas sobre o tempo e a inquietude humana perante o irreversível e a desordem em crescendo constante, própria de toda a forma de evolução no campo da mente e da matéria.
Residência Aberta
Partilha do processo de criação com o público no âmbito da residência realizada em fevereiro e março no Centro Cultural da Malaposta.
Ficha Artística
Cocriação e Interpretação Pepa Macua e Juan Fresina Scotto
Encenação Gerardo Hochmann
Apoio à Dramaturgia Joana Pupo
Produção e Comunicação Catarina Sobral
Vídeo e Fotografia Beth Freitas
Apoio à Criação em Residência e coprodução IBERESCENA
Apoio à Investigação República Portuguesa/DGArtes – Projecto Simplificado
Apoio da Direcção de Assuntos Culturais do Ministério de Relações Externas, Comércio Internacional e Cultura da Argentina
© Fotografia Beth Freitas
Preços
Preço Único 6,00€
A marcação de lugares para pessoas com mobilidade reduzida (cadeira de rodas) deve ser realizada diretamente com a Malaposta através dos seguintes contactos: [email protected] ou 212478240.