Produtor
Associação Porta-Jazz
Breve Introdução
BLOCO 4
03. Fev. 2024
21:30 - Grande Auditório, Rivoli
Decateto Porta-Jazz / Robalo + Hans Koller
A Porta-Jazz e a Robalo são duas associações de músicos do Porto e Lisboa, respetivamente, que têm colaborado com regularidade, reunindo anualmente uma formação com músicos de ambas as partes. Alargam o âmbito desta colaboração convidando o compositor e músico Hans Koller para arranjar um conjunto de composições originais para um decateto, que se estreou em dezembro de 2023 na Festa do Jazz, em Lisboa. Hans Koller é um músico com vasta experiência em composição e arranjo para diversos ensembles e a sua música foi já tocada e apresentada em parcerias com dezenas de nomes tão relevantes como Steve Lacy, Bill Frisell, Kenny Wheeler, Bobby Brookmeyer, Adam Nussbaum e Evan Parker. Uma das mais frutíferas colaborações que estabeleceu é com o histórico saxofonista americano John O´Gallagher, que atualmente reside em Portugal e com quem subiu a palco nesta formação em Lisboa. Para este concerto juntam-se onze músicos de várias gerações propostos pela Porta-Jazz e pela Robalo, para se fazerem ecoar novamente os sons propostos pelo aclamado pianista e compositor.
Hans Koller – piano, Eurico Costa – guitarra, James Banner – contrabaixo, João Lopes Pereira – bateria, Joana Raquel – voz, Gonçalo Marques – trompete, João Almeida – trompete, Bernardo Tinoco – saxofone, João Paulo Silva – saxofone, Gil Silva – saxofone, Hristo Goleminov – saxofone
Hery Paz – “River Creatures” feat. Nate Woley e Tom Rainey
Hery Paz é um artista multifacetado oriundo de Cuba, que desenvolve um trajeto brilhante no panorama da música improvisada e do jazz em Nova Iorque. É a partir desse seio que encontra as inúmeras colaborações artísticas das quais faz parte, seja enquanto líder ou enquanto participante nos projetos de pares. Hery Paz toca diversos instrumentos mas apresenta-se enquanto saxofonista neste projeto em nome próprio - River Creatures - ao lado do aclamado trompetista Nate Wooley e do histórico baterista Tom Rainey. Três figuras de relevo no panorama internacional vêm apresentar este trabalho, que se torna no 100º disco com Carimbo Porta-Jazz. Uma celebração digna de destaque, pelo contributo deste trio de músicos amplamente reconhecidos para o distinto e muito diverso catálogo do Carimbo. Vêm mostrar neste concerto as composições mais recentes do saxofonista, desenvolvidas a partir de poemas e imagens também por ele criados, com forte inspiração na natureza, na geometria e nas palavras.
Hery Paz – saxofone, Nate Wooley – trompete, Tom Rainey – bateria
___________________________________________________________