Produtor
Associação Porta-Jazz
Breve Introdução
BLOCO 5
04. Fev. 2024
16:00 - Palco do grande auditório + sub-palco, Rivoli
Mané Fernandes - “matriz_motriz”
Com liderança por um dos maiores valores da música nacional integrados na nova geração de artistas, matriz_motriz é a proposta de Mané Fernandes para a 9ª edição da residência feita no decurso do festival Guimarães Jazz em 2022. Esta parceria acontece sob duas premissas basilares – a interação entre a música e outra área artística, neste caso a dança, e o convite a jovens artistas sediados noutros países da Europa. Este projeto revela, assim, o imaginário do criativo improvisador, compositor e guitarrista, tendo sido amadurecido ao longo de uma intensa semana de trabalho e experimentação em torno da “origem do Todo e o Movimento que lhe é inerente”. Uma exploração sobre a especificidade do movimento, seja este físico, rítmico, harmónico ou tímbrico. Com a Voz e o Corpo como pilares da sua acção, este ensemble, sem a secção rítmica tradicional do jazz, apresenta-se como "uma drum-machine do futuro, feita de sonhos".
Mané Fernandes - guitarra, pedais, composição, Mariana Dionísio – voz, Vera Morais – voz, Sofia Sá – voz, João Grilo – piano preparado e electrónica, Brittanie Brown – dance, coreografia
THEMANDUS
Assentes no ecletismo que o jazz sempre lhes proporcionou, o trio THEMANDUS percorre estéticas como drum 'n' bass, ambient, post-rock e eletrónica a fim de saciar as suas necessidades musicais e, paralela ou paradoxalmente, as esfaimar. Exploram ideias composicionais que vão desde a música escrita à improvisada, num diálogo enérgico entre os três jovens músicos. O seu álbum de estreia, homónimo, foi lançado pelo Carimbo em 2023, compondo com universos mais variados o já extenso catálogo do projeto editorial da Porta-Jazz.
Afonso Boucinha Silva – saxofone/EWI, Ricardo Alves – guitarra e Eduardo Carneiro Dias – bateria
_________________________________________________________________________