Produtor
CINEMA NOVO, CRL
Sinopse
Elegy- Jérémy Adonis – 12’ (Belg) - CF
O poeta britânico John Milton serve de inspiração para este filme que, embebido em imagens de grande beleza, nos levanta as contradições da alma humana, entre o Belo e o Horrível, a Culpa e a Inocência, numa viagem pela Arte e pela representação do corpo humano. Esta é a 3ª curta-metragem do realizador, depois de “Zone 37” (2015) e “Son of Icarus” (2016). Com Pierre Anganda.
Vão das Almas – Edileuza Penha de Sousa, Santiago Dellape-15’ (Bras)- CF
Uma família em busca de um lugar para viver em paz. Mas as terras do Coronel não são fáceis de ocupar. E os espíritos estão inquietos. O realizador Santiago Dellape foi premiado no Fantasporto pela longa-metragem “A Repartição do Tempo” em 2016 e tem mais de 60 prémios internacionais. A co-realizadora Edileuza Penha de Souza realizou ainda a curta “Teresa” (2014). “Vão das Almas” (2023) foi selecionada para dezenas de festivais, nomeadamente na Australia, México, Uruguai e País de Gales e em acumulado prémios.
La Ley del Más Fuerte – Raul Monge- 19’ (Esp) - CF
Pablo anda na rua, consulta o seu relógio e vê que está atrasado. Até que um “gang” se atravessa no seu caminho. Como é de calcular, nada acontece como seria esperado. Primeiro filme do realizador.
Signal- Jerôme Pierrat- 8’54’’ (Belg) – CF
Uma mulher jaz imobilizada numa cama de hospital. Procura avisar o marido do acidente que a levou lá, mas as coisas não correm como esperava. O que se passa afinal? E que marido é esse? Naquele quarto os mistérios vão desesperadamente crescendo. Este é a primeira curta-metragem do argumentista belga Jerôme Pierrat.
Au 8ème Jour – Agathe Sénechal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin, Théo Duhautois- 9’ (Fra)- CF
Com um dos temas mais importantes de hoje, as alterações climáticas, uma sensível e impactante animação vinda da célebre escola de animação francesa Pôle 3D School . Feita apenas com materiais texteis, este é um exemplo muito criativo do efeito da acção do homem nos oceanos.
Pesudo- Miguel Diaz- 20’24’’ (Esp)- CF
No futuro, um jovem que sofre de bullying desde criança, começa a trabalhar num laboratório onde o tratam do mesmo modo. A solidão e a humilhação fazem parte da sua vida. Mas os cientistas não sabem da relação dele com uma robot. Uma história de humanidade e ternura vinda de Espanha.
Stabat Mater – Hadrien Maton, Quentin Wittevrongel, Arnaud Mege, Coline Thelliez, William Defrance -13’09’’ (Fra)- CF
No seu atelier, um escultor sente a agonia da criação. Ao seu lado, as figuras observam, as que concluiu e as que deixou a meio, partilham a sua dor. Uma extraordinária e pungente animação ao som do “Stabat Mater” de Pergolesi e do de Vivaldi, vinda de uma das mais reputadas escolas de animação de França, a Pôle 3-D.