Promotor
Câmara Municipal de Setúbal
Sinopse
Karyna Gomes convida Princezito, Renma e Prodígio (Guiné-Bissau/ Cabo Verde/ Angola) - concerto “Cantar para melhor agir” em comemoração aos 100 anos do revolucionário Almícar Cabral.
Cantar Amílcar Lopes Cabral é celebrar a liberdade dos povos da Guiné e de Cabo-Verde do sistema colonial português, mas também de todos os que foram influenciados pela sua luta e alcançaram suas independências. Em 2023 o Parlamento português reconheceu Amílcar Cabral como um dos “capitães de abril” pelo seu engajamento na emancipação dos países de expressão portuguesa em África e do próprio povo português que era uma vítima do fascismo até abril de 1974. “A nossa luta não é contra o povo português, mas contra o fascismo” dizia. Em 2024, passados cem anos do seu nascimento, o mundo pará, para celebrar aquele que foi considerado “o segundo maior líder político do mundo” pela BBC.
Celebra-se a vida e a obra de Cabral nos países que ajudou a libertar, mas também outras geografias dentro e fora do contexto das comunidades na grande diáspora de ambas as nações que originou com a sua luta, a Guiné-Bissau e Cabo-Verde. A música sempre fez parte da revolução de Cabral. Poemas que escreveu foram musicados, a luta que forjou foi cantada em kiriol da Guiné-Bissau e no Kriolu de Cabo Verde. De N’famara Mané ao José Carlos Schwarz, dos Capa Negra ao Super Mama Djombo, dos tubarões à Mayra andrade. Todos cantaram Cabral.
Inspirada no legado do tio-avô, o próprio Amílcar, a cantora guineense Karyna Gomes dá voz aos poemas cantados de Cabral e para Cabral, que inspiraram a sua trajetória e o seu pensamento como cidadã guineense de mãe com origem cabo-verdiana. Uma visita pela rica discografia da Guiné e de Cabo-Verde que retratam a luta, a independência e um poema em português do próprio Cabral, farão parte deste rico repertório de 60 minutos acompanhado da sua Tina*, de uma guitarra e de um quadro criado no momento pelo artista plástico e marido da cantora, Sidney Cerqueira, tudo ao vivo para marcar os 100 anos de vida e obra de Amílcar Cabral.