Promotor
Associação Musical do Algarve
Breve Introdução
Orquestra do Algarve, Organização
Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina, Apoio
Nuno Coelho é indiscutivelmente o maestro português com maior destaque e projeção internacional. Após vencer importantes concursos no estrangeiro e em Portugal, a sua carreira tem-se desenvolvido com as principais orquestras estrangeiras, tendo, entretanto, assumido a titularidade na Orquestra Sinfónica do Principado das Astúrias e a posição de maestro convidado da Orquestra Gulbenkian. Para além de realizar a sua estreia como maestro no Algarve, Nuno Coelho traz consigo o solista Pedro Costa, pianista luso radicado em Viena.
Sinopse
NUNO COELHO - MAESTRO
Nuno Coelho é Maestro Principal e Diretor Artístico da Orquesta Sinfónica del Principado de Astúrias desde outubro de 2022. A par dos concertos em Oviedo, a temporada de 2023/24 prevê a sua estreia com a hr-Sinfonieorchester de Frankfurt, a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, a Orquesta Nacional de España e a Orchestre Philharmonique Royal de Liège, assim como os regressos à Orchestre Philharmonique du Luxembourg, Orquestra Gulbenkian e Orquesta Sinfónica do Porto - Casa da Música.
Vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra de Cadaqués em 2017, tem-se apresentado desde então com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, BBC Philharmonic, Sinfónica de Castilla y León, Teatro Regio di Torino, Hamburg Symphoniker e a Beethoven Orchester Bonn.
Na temporada 2018/19 dirigiu por diversas vezes a Los Angeles Philharmonic enquanto Dudamel Conducting Fellow e dirigiu um concerto juntamente com Bernard Haitink e a Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks. Entre 2015 e 2017 foi Maestro Assistente da Nederlands Philharmonisch Orkest e Conducting Fellow do Festival de Tanglewood, nos EUA.
Nuno Coelho nasceu no Porto em 1989. Estudou violino em Klagenfurt e Bruxelas, e direção de orquestra em Zurique, com Johannes Schlaefli. Recebeu o 1.º Prémio no Concurso de Direção do Prémio Jovens Músicos da Antena 2, o Neeme Järvi Prize do Festival Menuhin de Gstaad e foi finalista no Concurso do Festival de Salzburgo para jovens maestros. Em 2014 foi bolseiro da Fundação Gulbenkian e em 2015 foi aceite no Dirigentenforum do Centro Alemão para a Música, que mais tarde o nomeou para a sua lista Conductors of Tomorrow. Fora dos palcos, literatura, política e ténis são os principais hobbies.
PEDRO COSTA – PIANO
Pedro Costa é um pianista português sediado em Viena, Áustria. Desde 2017, ocupa o cargo de professor correpetidor na Kunstuniversität Graz. Especializado em Lied e Música de Câmara, foi premiado com o 1º Prémio de Piano no Concurso de Lied Helmut Deutsch em Viena (2021) e com o 2º Prémio no Concurso Internacional de Lied "Franz Schubert & Modern Music" em Graz (2022). Também foi vencedor do Concurso de Interpretação do Estoril, do Prémio Jovens Músicos (Música de Câmara) e do Concurso New Tenuto na Bélgica, entre outros.
Ativo como solista e recitalista, Pedro Costa já se apresentou em várias vários festivais e salas de concerto europeias, incluindo o Wigmore Hall em Londres, a Große Saal Mozarteum em Salzburgo, a Flagey em Bruxelas, o Festival Heidelberger Frühling na Alemanha, a Casa da Música no Porto, o CCB, o Teatro S. Carlos e a Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Apresentou-se à frente de orquestras como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orkest der Lage Landen e a Koninklijke Muziekkapel van Gidsen.
Colabora regularmente como professor e músico convidado com o projeto educativo Xiquitsi em Maputo, Moçambique. Como co-fundador e Diretor Artístico do "Projeto: Canção", criou um festival dedicado ao Lied no Porto, em 2022, com a missão de promover este género em Portugal.
Nascido em 1989 em Macau, Pedro Costa estudou em Portugal com Fausto Neves e Luís Filipe Sá e posteriormente concluiu com distinção, um Mestrado em Piano com Piet Kuijken no Koninklijk Conservatorium Brussel (Bélgica) e um Mestrado em Acompanhamento Vocal na Kunstuniversität Graz (Áustria) com Joseph Breinl e Julius Drake.
Programa / Cartaz
KARL GOLDMARK (1830-1915)
Scherzo em Mi menor
LUDWING VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Sinfonia nº1 em Dó maior
1. Adagio molto – Allegro con brio
2. Andante cantabile con moto
3. Menuetto. Allegro molto e vivace
4. Finale. Adagio – Allegro molto e vivace
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Concerto para piano nº24 em Dó menor
I. Allegro
II. Larghetto
III. Allegretto
Pedro Costa, Piano
Nuno Coelho, Maestro
Orquestra do Algarve