Promotor
        Museu do Oriente (Fundação Oriente)
        
        Breve Introdução
        CERÂMICA KURINUKI 
TAÇA DE CHÁ JAPONESA YUNOMI 
 
Datas
30 novembro
Horas
14.30 às 17.30
 
Público alvo
M/ 16 anos [idade indicativa] todos os interessados por cerâmica com ou sem experiência
 
Participantes
Mín. 4 | Máx. 8 
 
Preço €65 
 
Nota 
Possibilidade de apoio em inglês
 
 
 
Construção de uma chávena Yunomi, utilizando a técnica japonesa Kurinuki. A Yunomi é um estilo de taça de chá japonesa que serve para beber chá no dia a dia. Tem uma longa tradição, havendo uma variedade de estilos e formas, mas que geralmente são cilíndricas com pé torneado. Sem asa, as Yunomi são ideais para embalar nas mãos e saborear o calor e o aroma do chá.
 
 
PROGRAMA TEÓRICO
·         Utensílios Yunomi, origem e tradição
·         Diferença entre chávena Chawan e Yunomi
·         O que é a técnica Kurinuki
·         Estética wabi-sabi
·         Técnicas de decoração
·         Vidrado 
 
 
PROGRAMA PRÁTICO
·         Construção de taça Yunomi com a técnica de Kurinuki
·         Decoração das taças 
·         Uso de engobes e hakeme brushes
 
As taças serão posteriormente cozidas e vidradas pela ceramista com um vidrado Tenmoku, um tipo de vidrado que tem origem no Japão, aplicado em chávenas de chá desde o século XII.
 
VÂNIA GONÇALVES nasceu em Lisboa em 1978, onde vive e trabalha. Licenciada em Medicina Dentária, cedo envergou pelo caminho da cerâmica. Frequentou, em Portugal e no estrangeiro, várias formações de cerâmica.  Estudou em profundidade as matérias-primas e a química dos vidrados desde a matéria-prima.  Concluiu o Curso Cerâmica, AR.CO. (Centro de Arte e Comunicac¸ão Visual) Lisboa, 2019-2021. Participa em várias exposições de feiras de arte. 
Em caso de desistência: 
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. Para mais informações contactar [email protected]