Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
Por Luna Kirsche*
Domingos | 5, 12 e 19 Janeiro
Horas: 10.00 às 13.00 (3 sessões de 3h cada)
M/16 [idade indicativa]
Mín. 5 | Máx. 10
Materiais Incluídos: 2 pincéis chineses; tinta-da-china; papel de treino de caligrafia; papel de aguarela; papel de arroz e um leque em papel.
Inscrições até 29 Dezembro
Inspirados pela exposição temporária O Teatro Kabuki e a Estampa Japonesa, embarcaremos numa viagem artística para explorar a técnica que antecede a produção das estampas Ukyio-e.
Sem o pincel e a tinta-da-china, as linhas que dão vida às matrizes das xilogravuras não existiriam. Mergulharemos neste universo rico, onde peças teatrais narram lendas fantásticas, retratam heróis e paixões, e nos transportam para um mundo repleto de simbologias, trajes, adereços, vozes e música.
O teatro Kabuki não seria o mesmo sem as marcantes vozes dos seus actores. Por isso, nesta oficina, iremos prestar homenagem à voz através da caligrafia, pintando o kanji que a representa: ? (voz).
A nossa inspiração para a pintura tradicional japonesa terá como referência um dos temas mais emblemáticos e recorrentes: as cerejeiras em flor, conhecidas como Sakura. A partir destes fundamentos, cada participante escolherá uma peça da exposição para recriar. Usaremos o pincel chinês e a tinta-da-china para pintar num leque de papel, um adereço indispensável nas mãos dos actores do Kabuki.
Programa:
Dia 1
- Introdução à oficina
- As bases do pincel chinês
- Escrita e Caligrafia - Breve passagem pelo kanji
- Visita de inspiração à exposição O Teatro Kabuki e a Estampa Japonesa
- Exercício: pintura do caracter “?” (koe) que significa voz
Dia 2
- Pintura tradicional
- Enriquecimento da cultura visual
- Visita de inspiração à exposição O Teatro Kabuki e a Estampa Japonesa
- Exercício: pintura de uma cerejeira em flor
Dia 3
- Visita de inspiração à exposição O Teatro Kabuki e a Estampa Japonesa
- Escolha de uma ou várias estampas para reproduzir
- Pintura de um leque de papel com as técnicas aprendidas nas sessões de caligrafia e pintura tradicional
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]
___________________________________________________________
*Luna Kirsche é Designer de Comunicação e Ilustradora com uma carreira que se estende desde 2008, embora a sua paixão por desenhar tenha começado muito antes, desde que tem memória. Com uma formação sólida em Design de Comunicação, tem vindo a combinar a sua experiência profissional com um profundo amor pelas artes visuais e pela simbologia. A sua curiosidade pela cultura oriental começou cedo, influenciada pela mãe, que enchia a casa com objetos chineses e macaenses. Este ambiente familiar despertou um fascínio que se expandiu para o Japão e para o fascinante universo entre o tradicional e o pop. A sua jornada artística, porém, ganhou uma nova dimensão quando, antes do "K-boom", se interessou pela cultura coreana — um mundo ainda pouco conhecido no Ocidente, mas que se revelou uma fonte inesgotável de inspiração. Ao longo dos anos, tem investido em cursos de desenho, ilustração e pintura chinesa, e atualmente está a aprofundar o seu conhecimento em Mitologia Comparada e História da Coreia, desbravando constantemente novos horizontes na arte e na simbologia.
Preços
Preço: €85 [materiais incluídos]
(Materiais Incluídos: 2 pincéis chineses; tinta-da-china; papel de treino de caligrafia; papel de aguarela; papel de arroz e um leque em papel.)