Promotor
        Grupo de Acção Teatral A Barraca
        
        Sinopse
        O texto e a concepção cénica são de Hélder Mateus da Costa, mas quem está em palco é Teresa Mello Sampayo, uma comunicadora nata e talentosa actriz a dar vida a um alter-ego, a Pessimista que nos fala, com muita ironia e sarcasmo, sobre o comportamento calculista e hesitante do cidadão comum nesta sátira ao cinismo e ao pedantismo com que analistas e fazedores de opinião se lançam a julgar Humanidade.
 
Claro que estes comportamentos são garantia de sucesso numa sociedade insegura e anémica. Por isso, a peça é uma comédia. Para nos divertirmos e estarmos atentos ao ridículo do nosso dia-a-dia.
 
Opiniões do Público nas redes:
 
“Fui ver a Peça de Teatro A Péssimista e estou fascinada! Adorei! Recomendo, foram os euros mais bem investidos numa hora de pura magia.”    Ema Maria
 
“Parabens pela excelente interpretação Teresa Mello-Sampayo, o pessimismo exterior fez transbordar o intimismo unterior do tamanho do mundo”    Rosário Alves
 
“Adorei!”  Maria Rainha
 
“Sensacional. Parabens!”  Jorge Macedo Mesquitela
 
“Que Espectáculoooo!!!” Meguy_AMS
 
Imprensa:
 
“O texto e a encenação são de Hélder Costa, mas quem está em palco é Teresa Mello Sampayo. A dar vida, com muita ironia, a um texto “sobre o comportamento calculista e hesitante do cidadão comum” nesta “sátira ao cinismo e pedantismo que analistas e fazedores de opinião lançam sobre a Humanidade.” Está tudo dito? Não. Ainda mais. Basta estar atento “ao ridículo do nosso dia-a-dia”, como diz o autor.”
 
Time Out
 
“Um êxito é um êxito e temos de o respeitar, principalmente quando aparece o “pedido de várias famílias.”
 
Hélder Mateus da Costa 
“Comecei a escrever em jornais. Cautelosamente, para não criar invejas nem inimigos. Coisas simples: horóscopos, correio sentimental, laranjas da China, refogado de borrego, etc. Via-se que eu tinha uma boa cultura geral e não assustava ninguém.  Percebi que o futuro estava na cultura, ou nos tempos livres, que e´ a mesma coisa. Alia´s, na~o era bem isso. O futuro estava em se conseguir importa^ncia a falar de cultura, dar a entender que se sabia muito de muita coisa.”                               
 
A Pessimista
 
Venha ao Cinearte e divirta-se com um espectáculo que mantém para o ridículo do dia-a-dia.
        
        Ficha Artística
        Ficha Artística e Técnica:
Texto e Encenação: Hélder Mateus da Costa 
Interpretação: Teresa Mello Sampayo
Assistencia: Manuel Petiz
Cenário e Figurino: Teresa Mello Sampayo
Iluminação: A Barraca
Fotos: Vasco Lello
Cartaz: A Barraca
Produção: A Barraca