Promotor
Câmara Municipal de Valongo
Sinopse
NÃO é um espetáculo que nasceu a partir de um diálogo com o escritor Afonso Cruz sobre os seus livros Paz Traz Paz e O Livro do Ano e de alguns textos inéditos que surgiram após trocas de ideias.
Desde o início desta criação, havia a clara vontade de falar a todo o público, e em particular às crianças e aos jovens, sobre a importância de se poder pensar em liberdade e de se poder ser, ser humano como um dos melhores antídotos para combater o ódio.
NÃO é como um lembrete de coisas importantes, das quais não nos podemos mesmo esquecer.
É a história do ‘sim’ que deveria ter sido ‘não’.
Três mulheres fundem-se numa só para nos explicar que os monstros podem mesmo existir - e que ganham forma com as mais pequenas coisas e com os medos mais infundados.
Inicialmente o Instituto das Pessoas Normais defendia que a normalidade vinha da liberdade de cada um ser como é. Ser normal era ser diferente e único. Agora, este Instituto defende que, para evitarmos comportamentos desviantes, devemos todos comportarmo-nos de maneira igual para protegermos as pessoas de bem.
O que é, afinal, ser normal? E o que são pessoas de bem?
Marcado pelo canto polifónico, NÃO mostra-nos que três vozes diferentes são mais belas que o uníssono, e que a harmonia é possível. Escolhemos, portanto, face à normalidade que nos cerca, o único caminho que nos parece pouco habitual: RESISTIR.
É isso.
Ficha Artística
Ideia e encenação: Giacomo Scalisi
Texto: Afonso Cruz (textos originais e excertos de Paz Traz Paz e O Livro do Ano)
Interpretação e cocriação: Ana Root, Rita Rodrigues, Sofia Moura
Criação musical: Ana Root
Cocriação musical e ouvido exterior: Pedro Salvador
Direcção técnica e desenho de luz: Joaquim Madaíl
Um projecto: Lavrar o Mar
Fotografia: João Mariano
Produção, difusão e promoção: Companhia Nacional de Espectáculos
Criação com o apoio de: Portugal 2020 | União Europeia | República Portuguesa| Turismo de Portugal | CM Aljezur | CM Monchique