Produtor
Associação Lendias d'Encantar
Sinopse
A palavra, a grande palavra, mudou de sentido ao longo da história e muda em cada cabeça e também cada vez que uma boca a pronuncia. A Liberdade vai mudando de forma, aparece e desaparece, tem um caráter ténue ou esplendente, é difícil de alcançar e mais difícil ainda de conservar em bom estado.
O espetáculo conduz-nos por alguns dos episódios da história portuguesa em que a liberdade se forjou, e outros em que ela quase desapareceu - como a bruma ao pôr do sol. Nestes episódios, que narram a longa viagem de Portugal para a liberdade, observamos como os feitos do 25 de Abril não chegaram por geração espontânea. Lutas, acasos, sacrifícios e azares fizeram andar para trás e para diante as modinhas da liberdade.
Como algumas coisas vêem-se melhor olhadas pelo lado de fora, nesta peça aparecem uns irmãos galegos, canteiros de ofício, que entram em Portugal nos dias a seguir ao 25 de Abril, à procura de emprego. Perante os seus olhos labregos dançam, como numa lanterna mágica, os anarquistas e as carbonárias, Sidónio Pais e o ditador espanhol, Arajaryr e a pastora extremenha, Humberto Delgado e um compadre alentejano, operacionais da PIDE e coristas de Barcelona…e tantas figuras que lutaram a favor e contra a História. Os irmãos galegos querem fazer um monumento com as suas artes de canteiro, mas, no decorrer da viagem, descobrem que talvez a pedra não seja a matéria de que é feita a liberdade… Que terão que esculpir alguma matéria mais subtil, aquela que mora no peito dos homens e das mulheres.
Viva a Liberdade!
Ficha Artística
Coprodução Companhia Certa, Tanxarina Títeres e Centro Dramático Galego
Dramaturgia Zé Paredes
Encenação Quico Cadaval
Elenco Andrés Giraldez, Eduardo Faria, Joana Luna, Joana Soares e Miguel Borines
Participação criativa Eduardo Cunha “Tatán”
Cenografia Joana Soares
Figurinos Ana Catarina Silva
Construção marioneta Pablo Giráldez “Pastor”
Desenho de luz Wilma Moutinho
Sonoplastia Ana Domínguez Senlle, Nuria Freiria e Sabela Dacal
Operação técnica Ana Patricia Silva
Construção cenográfica Tanxarina Títeres e Companhia Certa
Design Beatriz Machado
Vídeo JWorks
Agradecimentos Cine-Teatro Garrett (Póvoa de Varzim) | Cidade da Cultura da Galiza (Compostela) | Cine-Teatro Constantino Nery (Matosinhos) | Cámara de Redondela | ESMAD Escola Superior de Media, Arte e Design - Instituto Politécnico do Porto | Cámara de Redondela
Apoios Institucionais
República Portuguesa | Direção Geral das Artes | Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
Preços