Produtor
Associação Lendias d'Encantar
Sinopse
A partir de testemunhos e experiências que brotam à margem da supremacia das imagens, nasce ÚLTIMA ESPERANZA, uma criação cénica que mergulha na cegueira, tomando como ponto de partida os relatos de indivíduos que percebem a realidade através de aproximações não normativas.
Numa sociedade que explora o consumo de imagens, ver é a norma, e aquilo que não nomeamos com os olhos parece revolução. ÚLTIMA ESPERANZA investiga esses interstícios, onde a comunicação humana e não humana se manifesta para além do ocularcentrismo. Dimensões sensoriais como o som, o cheiro ou a intuição ganham espaço numa proposta que desafia até o próprio teatro, questionando o conceito de “lugar para ver”, enraizado na etimologia da palavra.
ÚLTIMA ESPERANZA é um exercício radical. Um lampejo de ruído branco. E também, uma pergunta transbordante: quem não vê, deixa de ser visto?
Esta proposta de teatro-performance contemporâneo é protagonizada por duas mulheres: Hilda Snippe e Ébana Garín. A primeira, atriz amadora cega, embarca numa viagem iniciática pelas artes vivas com o coletivo Cuerpo Sur, ressignificando a experiência de habitar a diferença. A segunda, atriz e performer do coletivo, investiga as últimas oportunidades de comunicação significativa num contexto neoliberal que insiste no consumo desenfreado de imagens. Hilda e Ébana iluminam um vínculo que vibra no território corporal e no habitar da palavra, projetando memórias, mapas afetivos e trajetórias mundanas de quem não pode ver.
ÚLTIMA ESPERANZA apresenta-se como uma experiência de carácter interdisciplinar, cuja escrita dramatúrgica ganha corpo graças aos encontros e espaços de diálogo com o Task Force, grupo de trabalho centrado na inclusão de Hilda Snippe, composto essencialmente por pessoas com deficiência.
Ficha Artística
Direção Luis Guenel Soto
Dramaturgia e Investigação Ébana Garín Coronel, Hilda Snippe e Luis Guenel Soto
Intérpretes Ébana Garín Coronel e Hilda Snippe
Desenho de luz e figurino Ricardo Romero Pérez
Cenografia e figurino Nicolás Zapata Soto
Composição sonora Damián Noguera Berguer
Produção e audiodescrição Josefina Cerda
Operação de som Sebastián Cifuentes
Conceção audiovisual Ébana Garín Coronel
Realização de figurino Lupe Abaca
Relações internacionais Loreto Araya Ignat
Tour manager Roni Isola
Excertos de obras de Raúl Zurita, Rita Delgado e Rebecca Solnit
Coproduzem Fundación Cuerpo Sur, GAM (Chile), FITEI (Porto, Portugal), MC2 Grenoble (França), Teatro Laznia Nowa (Polónia), FITLO e Arcadia Leeuwarden (Países Baixos)
Colaborações Goethe-Institut, Direção de Criação Artística (DiCREA) da Universidade do Chile e Departamento de Teatro (DETUCH) da Universidade do Chile
Apoio à criação
Nau Ivanow – Tryater – Grand Theatre Groningen – Festival Santiago Off – Embaixada do Reino dos Países Baixos
Preços