Promotor
Município da Marinha Grande
Sinopse
Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta (Jacques Perrin) recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo (Philipe Noiret). Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projecionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso. Grande sucesso da época, o Cinema Paraíso reconcilia-se com uma tradição do cinema popular transbordante de generosidade e de referências cinematográficas, entre risos e lágrimas.
Cinema Paraíso de Giuseppe Tornatore foi um dos maiores triunfos do cinema italiano, tendo conquistado o Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes e o Óscar da Academia de Melhor Filme de Língua Estrangeira.
Filme nostálgico e evocativo, que gira em torno das memórias de um cineasta que recorda a sua infância e adolescência numa aldeia da Sicília e a sua prodigiosa amizade com o projeccionista do cinema local que marcou toda a sua vida, Cinema Paraíso é, simultaneamente, uma inspirada, sincera e emotiva homenagem ao próprio cinema onde, através dos filmes, se observa a evolução do Mundo e da pequena comunidade dividida entre a igreja e o cinema. Uma notável realização de Tornatore, magistralmente servida pelas inesquecíveis interpretações de Philippe Noiret e do pequeno Salvatore Cascio, num filme de rara e tocante sensibilidade que alia habilmente o humor e a nostalgia.
Preços