Eliana Campos é natural do Porto, professora, bailarina, coreógrafa e mãe. Licenciada em Dança, pela Escola Superior de Dança/Instituto Politécnico de Lisboa (2006).
Ao nível Académico, interpretou criações dos coreógrafos Olga Roriz, Amélia Bentes, Guilhermo Weickert, Silvia Ryjmer e Francisco Camacho. Como profissional, integrou como intérprete e cocriadora, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora (Nélia Pinheiro), A Companhia Paulo Ribeiro (Viseu/Paulo Ribeiro), a Companhia Dançarte (Palmela/Sofia Belchior), projetos artísticos de António Cabrita, Pedro Ramos, Gonçalo Lobato, Madalena Vitorino, Né Barros e, como assistente de Direção Artística, a Resistance & Dance (Cologne Bonn/Silke Zimmermann).
De 2010 a 2023, residiu no concelho de Torres Vedras, tendo integrado como membro e docente, a Associação Ilu- Dança Teatro de Intervenção Urbana, através da qual foi Docente do Ensino Articulado de Dança e Ensino Livre, na Academia Espaço-Dança. Lecionou, em várias instituições de ensino público e privado do concelho , aulas de Ballet, Expressão Criativa e Dança Contemporânea e desde 2012 que coordenou um projeto de Dança Inclusiva com a Apeci (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas), com a qual, realizou anualmente peças coreográficas de sua autoria, estando familiarizada, na área do movimento com patologias como deficiência intelectual e paralisia celebral.
Em Setembro de 2022, e´ convidada pelo Servic¸o Educativo do Munici´pio, para lecionar aulas de Expressa~o Criativa/Introduc¸a~o a` Danc¸a Contempora^nea. a alunos com Curri´culo Educativo Individual do Agrupamento de Escolas da Madeira Torres (Nu´cleo de Autismo). De 2016 a 2019, colaborou com a Performact (Curso de Inte´rprete de Danc¸a Contempora^nea , sediado em Torres Vedras.
Em Agosto de 2023, regressa a` sua cidade natal, o Porto, e, em Outubro 2023, integra como criadora, na a´rea da danc¸a contempora^nea e Inclusiva, o projeto “Elo”, com tre^s eixos - Danc¸a (Eliana Campos), Teatro (Pedro Lamares) e Mu´sica (Anto´nio Serginho), uma parceria entre o Coliseu Porto Ageas e a Irmandade dos Cle´rigos com estreia a 18 de Junho de 2024 no Coliseu e o projeto. |