Promotor
EGEAC, Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural
Sinopse
Centenário do Nascimento de Pierre Boulez
Nuno Vieira de Almeida
8 novembro: Pierre Boulez – o compositor
Nuno Vieira de Almeida e José Pedro Ribeiro (piano)
9 novembro: Pierre Boulez – o intérprete
Nuno Vieira de Almeida
A personalidade de Pierre Boulez é uma das mais fascinantes (e importantes) da segunda metade do século vinte e da primeira década do século atual. Como compositor, o absoluto rigor formal de Boulez não obsta a que a sua obra possa ser fruída mesmo por um leigo. A quantidade de composições não é grande pelo simples facto de o compositor regressar a elas uma e outra vez.
As 12 Notations para piano, são doze miniaturas compostas em 1945. A orquestração de algumas delas é iniciada apenas em 1980. A comparação do trabalho inicial para piano e a sua versão orquestral é um dos pontos de partida (ou de chegada) para uma compreensão da linguagem fascinante de Boulez.
A sua experiência como maestro influencia também o seu trabalho como compositor.
Mas mesmo olhando apenas para a qualidade das interpretações de Boulez de obras de Debussy, Wagner, Mahler, Berg ou Schönberg, entre muitos outros, é possível defini-lo também como um dos mais importantes intérpretes da sua época.
Boulez polemizou também de forma única e provocatória a vida musical do seu tempo.
É sobre estes três aspetos que Nuno Vieira de Almeida falará com a cumplicidade de José Pedro Ribeiro que tocará, no dia 8, algumas das Notations.
Preços
Descontos
- < 18 anos
- < 25 anos
- > 65 anos
- Desempregados
- Prof. Artes Performativas