Promotor
A Oficina CIPRL
Breve Introdução
Entre o elenco de concertos programados para esta edição do Guimarães Jazz, este trio Taborn/Reid/Smith será aquele que mais se afasta da ortodoxia do jazz clássico, tanto em termos de instrumentação – piano-violoncelo-bateria é certamente um formato invulgar e raramente explorado – como ao nível da identidade estilística dos músicos envolvidos, todos eles ativamente envolvidos em projetos que desafiam as fronteiras rígidas dos géneros e privilegiam a hibridação musical. Se Craig Taborn é, por diferentes motivos, o mais reconhecível destes nomes (e mais ainda neste festival, onde o pianista tem sido um convidado frequente nos anos mais recentes), Tomeka Reid e Ches Smith são também, por mérito próprio, dois músicos altamente influentes nos territórios em que operam, no caso da violoncelista em contextos de intersecção entre tradições musicais, da composição erudita até ao minimalismo e à diáspora africa, e no caso do baterista em projetos adjacentes às margens alternativas do rock, da improvisação livre e da exploração sonora.
Craig Taborn tem sido uma presença regular nas últimas edições do Guimarães Jazz, isto num festival que tem por norma evitar tanto quanto possível a repetição excessiva de músicos nos seus programas. Esta exceção explica-se por dois fatores mutuamente influenciáveis: por um lado, revela que o pianista é um dos instrumentistas mais requisitados do circuito jazzístico contemporâneo, sendo esta circunstância a consequência lógica do facto de estarmos perante um pianista de capacidades técnicas notáveis que é simultaneamente um executante e compositor altamente criativo. Com um percurso na música ramificado tanto em projetos autorais como em parcerias colaborativas com grandes músicos do jazz como Roscoe Mitchell, Chris Potter, William Parker ou Peter Evans ou Vijay Iyer, Craig Taborn é acima de tudo um criador de ecossistemas musicais interativos que atuam por processos de inclusão e exclusão de premissas em movimento permanente, razão pela qual o trabalho deste pianista constitui um dos casos mais originais e interessantes da música contemporânea.
Tomeka Reid é uma compositora e improvisadora com uma formação em música clássica e uma abordagem estilística que denota a absorção de várias tradições musicais, incluindo evidentemente o jazz, mas também a música da diáspora africana ou o minimalismo abstrato do movimento avant-garde ocidental. Membro durante vários anos do Art Ensemble of Chicago, o seminal coletivo de música que emergiu da AACM, Reid participa no contexto de diversos ensembles, tanto líder ou co-líder como em regime de colaboração com músicos da sua geração ou com nomes históricos do jazz, como Roscoe Mitchell, Fred Anderson ou Muhal Richard Abrams. Enquanto instrumentista, Tomeka Reid destaca-se pelo estilo sonoramente expansivo da sua abordagem, recorrendo frequentemente a técnicas não-convencionais de manipulação do violoncelo e explorando não apenas as suas qualidades melódicas, mas também rítmicas e percussivas.
Natural de Sacramente, Califórnias, Ches Smith é um baterista, percussionista e compositor sedeado em Nova Iorque, e um músico proeminente do movimento de interseção do jazz com as tendências de experimentalismo e os estilos mais extremos do rock, da música noise e do heavy-metal que marcou decisivamente as primeiras décadas do século XXI. Nesse contexto, colaborou extensivamente com nomes fundamentais dessa cena musical, como John Zorn, Tim Berne, Nels Cline ou Trevor Dunn, bom como com bandas como os Secret Chiefs 3, Xiu Xiu e os Mr. Bungle de Mike Patton. Além do seu trabalho como instrumentista, Ches Smith editou até à data nove álbuns como líder e é também um estudante dedicado da tradução percussiva do vudu haitiano, tendo atuado ao longo dos anos em inúmeros eventos de cariz religioso e folclórico.
Ficha Artística
Craig Taborn piano e eletrónicas
Tomeka Reid violoncelo
Ches Smith percussão e bateria
Preços
15,00 eur / 10,00 eur c/d
Descontos:
Menores de 30 anos e Estudantes | Pessoas com deficiência e acompanhante | Sócios do Convívio Ass. Cultural
Maiores de 65 anos: desconto 50% | Cartão Quadrilátero Cultural: desconto 50%
-
desconto 10% 2 concertos à escolha | desconto 20% 3 concertos à escolha | desconto 30% 4 concertos à escolha