Promotor
Câmara Municipal do Porto
Sinopse
Gigantes Verdes são árvores com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco a 1,3 metros do solo ou, de forma mais simples, uma árvore que uma pessoa adulta não consegue abraçar. Esta aula prática em cenário real será uma imersão no universo das árvores monumentais dos Caminhos do Romântico. Exploraremos as histórias dessas árvores e o seu papel crucial tanto na preservação da biodiversidade, como no sequestro de carbono e mitigação das alterações climáticas. Verdadeiras árvores-monumento que oferecem inúmeros serviços aos ecossistemas, além de serem herdeiras de uma memória histórica única.
João Gonçalo Soutinho (Viana do Castelo, 1995) é mestre em Biologia e cofundador da VERDE - Associação para a Conservação Integrada da Natureza. Aos 20 anos fundou e coordenou o projeto VACALOURA.pt, dedicado ao estudo e preservação do maior escaravelho de Portugal. Em 2017, após experiências na Alemanha em gestão florestal integrativa, regressou ao país e iniciou o projeto Gigantes Verdes no Município de Lousada, com o objetivo de compreender a importância das árvores de grande porte para a biodiversidade e usar a informação coletada na sua preservação. Desde 2021, dedica-se ao doutoramento, na Faculdade de Ciências da UP.
PONTO DE ENCONTRO
Portão principal da Casa Tait
Informações Adicionais
Em caso de cancelamento, a informação será publicada no site do Museu do Porto, na véspera da data prevista de realização da atividade.
Recomendações:
- Calçado confortável
- Garrafa de água
- Roupa adequada às condições climáticas, dado que o percurso se realizará em caso de chuva moderada
Nota: Atividade não coberta por seguro de acidentes pessoais
Preços
Descontos
- Cartão Bibliotecas
- Cartão Porto
- Colaboradores MP
- Estudantes