Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Luís Vicente, John Edwards e Vasco Trilla
Com dois álbuns lançados em duo, "a brighter side of darkness" (Clean Feed Records) e "made of mist" (577 Records), a dupla uniu forças com o lendário contrabaixista britânico John Edwards para uma série de concertos em Portugal.
Após a boa química entre os três e o feedback entusiasmado dos concertos, o trio consolida-se como uma banda de trabalho, tendo tocado em festivais como o Oct-Loft em Shenzhen, China, ou o Artacts na Áustria, bem como em algumas digressões pela Europa.
Abraçando o lado criativo do free jazz com as nuances da improvisação livre, o trio navega por uma miríade de tapeçarias sonoras, tornando cada concerto uma performance única e cheia de energia.
Um trio cuja música varia desde a mais refinada execução, com texturas e condensações, até ao inferno.
~
José Lencastre, Jonas Cambien, Michael Formanek e João Lencastre
José Lencastre é celebrado pela sua versatilidade e abordagem inovadora ao jazz e à música improvisada. Ao longo dos anos, tornou-se uma figura central na vibrante cena portuguesa de música improvisada, sendo conhecido pela sua capacidade de transitar com fluidez por diversos géneros musicais dentro do universo da música criativa contemporânea. A sua música está profundamente enraizada na crença de que possui um poder transformador e curativo. Esta abordagem reflete a dedicação de Lencastre em contribuir para um mundo melhor e mais harmonioso. Cada apresentação é pensada para criar momentos de introspeção, ressonância emocional e união, permitindo que a música transcenda os seus limites tradicionais e promova uma ligação profunda entre os músicos e o público.
Jonas Cambien (nascido em 1985) é um pianista, compositor e improvisador belga/norueguês, que se destaca no jazz, na música improvisada e contemporânea. Com uma sólida formação em música clássica, mas também muito influenciado pela cena de free jazz e música improvisada de Oslo, o seu estilo passa facilmente de Cecil Taylor a Ligeti, criando a sua própria linguagem ao longo do caminho. É conhecido por liderar o Jonas Cambien Trio, com André Roligheten nos instrumentos de sopro e Andreas Wildhagen na bateria, e o quarteto «Maca Conu», com o baixista norueguês Ingebrigt Håker Flaten, a saxofonista dinamarquesa Signe Emmeluth e o baterista Andreas Wildhagen.
Michael Formanek foi descrito como «um baixista e compositor ousado e inclassificável», enquanto o The New York Times observou que a sua música é sempre «graciosa nas suas subversões, muitas vezes até sumptuosa». Seja para uma pequena banda ou um grande conjunto, cria jazz moderno que é terra-a-terra, mas atmosférico, sempre vivo com melodias sombrias e ritmos profundos, rico em possibilidades dinâmicas e sons surpreendentes. Nascido em São Francisco em 1958, Formanek já se apresentou em vários contextos ao longo das décadas, incluindo com mestres como Gerry Mulligan, Stan Getz, Freddie Hubbard e Fred Hersch.
João Lencastre é um baterista/compositor natural de Lisboa. Começou a tocar bateria com 13 anos e teve o seu primeiro contacto com o Jazz aos 16 quando ingressou na escola do Hot Clube de Portugal onde estudou com Bruno Pedroso. O seu interesse e paixão por todo o tipo de música levou-o a participar em projectos de diferentes áreas musicais que vão desde o Jazz ao Rock, ao Afro Beat, Reggae, Metal, Punk ou Electrónica.
Abertura de Portas
20:00
Preços