Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
Caligrafia Coreana | Seoye
Oficina
DATAS
Quinta | 9 Outubro
HORAS
14.30 às 17.30
PÚBLICO ALVO
M/12 anos [idade indicativa]
PARTICIPANTES
Mín. 4, máx. 10
PREÇO
€35
O Hangeul é um sistema de escrita único, baseado nos princípios do som e formado por consoantes inspiradas nos órgãos vocais e pelos três elementos do universo segundo a filosofia oriental: o céu, a terra e o ser humano, conceito conhecido como cheon-ji-in .
Em celebração ao Dia do Hangeul, esta oficina faz uma breve introdução aos princípios da criação do alfabeto coreano e convida a experimentar a beleza e forma da caligrafia coreana através da prática, com os seus materiais tradicionais.
Os participantes vão conhecer os materiais usados na caligrafia, aprender a utilizá-los correctamente, e praticar a escrita das consoantes e vogais do Hangeul com pincel e tinta. Também vamos explorar os estilos tradicionais de caligrafia e tentaremos reinterpretar artisticamente o Hangeul, descobrindo a sua estética única.
Programa
- Breve apresentação de caligrafia coreana, Seoye
- Os materiais: Quatro Amigos de Estúdio - pincel, papel, pedra para tinta e barra de tinta
- Apresentação dos vários estilos de caligrafia coreana
- Aprender a utilizar o pincel e a escrever umas palavras em Hangeul
- Escolha de uma palavra e representá-la em escrita coreana, de uma forma artística e ao seu próprio estilo
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]
Kyeong Hwa Choi
Nascida em Seul, é escritora, artista têxtil e praticante de Seoye (caligrafia coreana), tendo-se iniciado nesta arte aos 8 anos de idade. Realizou várias oficinas no Museu do Oriente e em eventos organizados pela Embaixada da República da Coreia em Portugal. Mais do que o resultado final, aprecia o processo: preparar cuidadosamente o pincel, moer a tinta, colocar a folha de papel à sua frente e escrever cada traço com intenção. A caligrafia tornou-se uma companheira de vida. Ama o som silencioso criado pelo pincel, pela tinta e pelo papel. Com esta oficina, deseja partilhar em Portugal a beleza e a liberdade do Hangeul.
Preços