Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Audible Movement, Visible Sound | Mark Tompkins & Nuno Rebelo
A prática de composição em tempo real é basicamente a mesma para bailarinos e músicos. As principais diferenças residem no uso do corpo - o principal instrumento em ambos os casos - e na motivação para agir. Para um bailarino, o corpo é o instrumento e a principal motivação é criar movimento, ser visto. Para um músico, o corpo na sua relação com um objeto é o instrumento e a motivação primária é criar som, ser ouvido. Esta colaboração investiga as semelhanças e diferenças entre os seus pontos de vista, incluindo e enfatizando as zonas de cruzamento e contaminação. Som para os olhos, movimento para os ouvidos.
Notas Suplementares
CORPO DE HOJE - festival de artes performativas | 8.ª Edição 2025_26 | Extensão Funchal
A oitava edição do CORPO DE HOJE festival de artes performativas, que acontece em Loulé, estende-se a Tavira e, pela primeira vez, à Região da Madeira/Funchal, leva uma programação artística e diversificada a estes territóriosde água. Realiza-se em dois momentos temporais: Setembro 2025 e Março 2026 no Algarve, e Fevereiro 2026 no Funchal, levando até à Ilha o Património Imaterial do Algarve com a peça “língua destravada”.
A programação ESPIRRO é outra novidade desta edição, concebida com especial atenção para a infância e juventude.
O festival tem presente a ideia de escuta sobre o corpo e a implícita reflexão sobre como sentimos, vemos, olhamos e conhecemos “o corpo, hoje”. Criando espaços preciosos de contemplação e suspensão no tempo, promove a pausa no ritmo acelerado e promove o conceito de slowlife.
Trazemos propostas inquietantes que fazem borbulhar a curiosidade, dando à comunidade e artistas o espaço transversal à comunicação que fomenta o crescimento intelectual e social. Além de espectáculos, trazemos as SEM REDE oficinas destinadas a artistas e comunidade, assentes em conceitos de improvisação e experimentação que consciencializam para os processos criativos contemporâneos, educando para a arte.
Entre o Barrocal e a Serra, o festival interliga as áreas do Património Natural e Material, em proximidade com a comunidade, dando a conhecer espectáculos de Dança, Performances, Teatro para a Infância, Mercadinho Cultural e quintais que contam histórias afectivas.
Todas as pessoas são muito benvindas!
Um festival de tod_s, com tod_s, para tod_, hoje!
Informações Adicionais
A sessão decorre no Auditório do Solar da Música Nova.
Preços