Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
com Shoba *
Domingo | 19 Outubro
10.30 às 13.00
M/16 anos [idade indicativa]
Mín. 8 | Máx. 15
Inscrições até 13 Outubro
€30
Nasci e fui criada na Índia. Lembro-me até hoje que, quando andava na escola até ao ensino secundário, usava roupas ocidentais – saias, calças e blusas. Provavelmente usei o meu primeiro sari quando tinha quase 18 ou 19 anos. Para mim, vestir o sari, nessa altura foi natural, pois nasci nesta cultura em que avó, mãe, tias, primas e as mulheres da vizinhança todas usavam sari.
O sari remonta à civilização do Vale do Indo, que floresceu entre 2.800 e 1.800 aC, onde hoje é o noroeste da Índia. Acredita-se que a palavra “sari” derive de uma palavra do sânscrito que significa “tira de pano”. Os saris são também tradicionais noutros países do sul da Ásia, incluindo os tradicionalmente usados ??na Índia, Sri Lanka, Paquistão, Bangladesh e Nepal.
Num espírito de partilha, abordar-se-á a importância cultural do sari, o modo de o vestir e usar. No final desta oficina, poderá experimentar diferentes saris.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]
*SHOBA
Vim para Portugal depois do meu casamento. Principalmente, as meninas na Índia deixam a casa dos pais após o casamento. Concluí a minha licenciatura em Inglês e Alemão e o meu Mestrado em Tradução na Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras. Moro em Portugal há quase 35 anos, desde então tento conviver com duas culturas e sempre fiz questão de ensinar aos meus filhos e ao meu neto as raízes da Índia e abraçar a cultura portuguesa do seu avô e do seu pai.
Preços