Promotor
Universidade de Coimbra - Teatro Académico de Gil Vicente
Sinopse
À semelhança dos anos anteriores, o Curtas Vila do Conde faz a sua extensão a Coimbra, mais uma vez, a convite do Teatro Académico de Gil Vicente. O Curtas Vila do Conde exibe alguns dos filmes premiados das competições nacional e internacional.
As sessões estão organizadas da seguinte forma:
Best of Curtas — Uma seleção dos filmes mais destacados e premiados das competições Nacional e Internacional.
Curtinhas — Uma sessão especialmente pensada para os mais novos, com filmes que encantam crianças, famílias e educadores.
My Generation — Uma mostra vibrante dos melhores filmes da competição My Generation, dedicada a adolescentes e jovens adultos, com temas atuais e abordagens inovadoras.
Este projeto realiza-se em parceria com municípios, cineclubes, associações culturais e cinemas locais, promovendo o acesso à cultura cinematográfica e incentivando a criação de públicos.
Horário de Funcionamento
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 17h00 - 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Informações Adicionais
18h30
My Generation
Os melhores filmes da competição My Generation, dedicada a adolescentes e jovens adultos, com temas atuais e abordagens inovadoras. Este projeto realiza-se em parceria com municípios, cineclubes, associações culturais e cinemas locais, promovendo o acesso à cultura cinematográfica e incentivando a criação de públicos.
Children of the Bird
Júlia Tudisco (2024, Hungria, ANI, 11’)
Uma história que usufrui do potencial criativo da animação, explorando o mito da criação e refletindo sobre o ciclo da vida humana.
Home Sweet Home
Tiffany Deleuze (2024, Bélgica, FIC, 20’)
Prémio do Público da Competição My Generation Joséphine é uma menina de 15 anos que vive com a mãe e irmãos, numa espécie de campismo transformado em moradia. A rotina da família é marcada por dificuldades e pela ausência de cuidado materno. Quando os serviços sociais solicitam o depoimento de Joséphine contra a própria mãe, ela vê-se dividida entre o sentido de lealdade e o desejo de alterar a sua realidade e a dos seus irmãos. É nesse momento que surge Elsa, uma adolescente do mesmo local, cuja amizade lhe traz a oportunidade de se sentir, apenas, uma menina da sua idade.
A Emancipação de Mimi
Marcelo Pereira (2025, Portugal, FIC, 13’)
Numa cidade onde as ruas murmuram orações e a fé se impõe em forma de uniforme, Miguel, um aluno de nove anos, vive dividido entre dois altares: o da Virgem de Fátima e o da diva pop Mariah Carey. Percorre as ruas do Porto a vender calendários religiosos, alheio ao esquema de exploração que o envolve, até descobrir que não ficará com os lucros da sua dedicação. Inspirado na imagem exuberante de Mariah Carey, o jovem reconfigura o conceito de santidade, trocando os ícones sagrados pelas estrelas da cultura pop e iniciando um percurso de emancipação.
Atividade Extracurricular
Dean Wei, Yidan Xu (2024, China, FIC, 22’)
Dois colegas de turma encontram-se durante a noite. Após um incidente, confiam na mãe do rapaz para resolver a situação delicada, justapondo o seu papel de mãe com o de mulher.
21h30
Best of Curtas
Os filmes mais destacados e premiados das competições Nacional e Internacional.
Sol Menor
André Silva Santos (2025, Portugal, FIC, 27’)
Prémio de Melhor Filme da Competição Nacional +
Candidato Curtas Vila do Conde aos European Film Awards 2026
Primavera. Uma sonata, uma carta, um ramo de flores. A paisagem de São João da Madeira, pequena cidade no norte de Portugal, é lentamente atravessada por um comboio. Samuel, 38 anos, dedica os seus dias ao trabalho como professor de flauta e aos rituais de luto pela viuvez de Luísa, com quem partilhava um quotidiano dedicado à música. Após uma visita do irmão, Samuel enfrenta um novo impasse na sua vida.
Porque Hoje é Sábado
Alice Eça Guimarães (2025, Portugal, França, Espanha, ANI,
12’)
Prémio do Público da Competição Nacional
É sábado, dia de descanso. Uma mulher acorda cedo pois quer oferecer a si própria um presente: tempo. Mas, sempre que surge um momento de inspiração, é interrompida por situações domésticas que reclamam a sua atenção: as crianças, a roupa, as refeições. A carga mental dessas tarefas acaba por se tornar insuportável e ela entra em ponto de rutura.
Ali?veri?
Vasile Todinca (2025, Roménia, FIC, 16’)
Grande Prémio da Competição Internacional
Tatiana, uma mulher desempregada, passa os seus dias a vender os seus pertences pessoais para sobreviver. Hoje ela tem um prazo importante e pode acabar por vender uma parte do seu corpo para manter um teto sobre a sua cabeça.
Como Si La Tierra se Las Hubiera Tragado
As if the Earth Had Swallowed Them Up
Natalia León (2025, França, ANI, 14’)
Prémio do Público da Competição Internacional
Olivia, uma jovem rapariga que vive no estrangeiro, regressa à sua cidade natal, no México, na esperança de se reencontrar com o seu passado. Mas a violência que testemunhou em criança não desapareceu e a viagem reacende memórias que se revelam impossíveis de reconciliar.
Preços
Descontos
- Alliance Française
- Comunidade UC
- Desempregado
- Estudante
- Fnac
- Grupo = ou > 10 pax
- Maiores de 65 anos
- Menores de 25 anos
- OE Região Centro
- Profissionais da Cultura
- rede alumni uc
- Serviços Sociais da CGD