Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
CARLOS BICA | “PLAYING WITH BEETHOVEN”
Música
18 de outubro, sábado, 21:30
Sala Principal
Entrada: 10,00 euros / 8,00 euros (desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)
M/6 anos
Duração: 90 minutos
CARLOS BICA | “PLAYING WITH BEETHOVEN”
SINOPSE
Um acordeão, um saxofone, um contrabaixo e um par de gira-discos - será à luz desta invulgar formação que o legado de Beethoven na passagem dos 252 anos do seu nascimento será reinventado. Mas como recriar a obra de Beethoven sendo esta perfeita?
A abordagem «romântica» e especialmente melódica de Carlos Bica, que bebe em simultâneo ao jazz, à música erudita e à tradição popular de Portugal, conjuga-se com a discursividade elegante e muito livre, ainda que não pautada pelos cânones do chamado free jazz, de Daniel Erdmann, com as muitas cores convocadas por DJ Illvibe (Vincent von Schlippenbach), um garimpeiro à procura dos mais loucos fragmentos de sons, um DJ maníaco e com João Barradas, um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus e dono de uma fascinante musicalidade capaz de abraçar as mais diferentes linguagens musicais. Juntos aceitaram o desafio para redescobrir a obra de Beethoven dando-lhe uma nova existência.
Beethoven era diferente, era um espírito livre, um pensador livre, um inovador; um artista que não correspondia às expectativas do público e que quebrou não só as regras composicionais mas também as sociais. Ele era um revolucionário. Os seus valores eram os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade, fraternidade.
Playing with Beethoven é uma mostra em como os artistas nos dias de hoje independentemente dos géneros musicais lidam com o génio, que impulsos retiram do seu trabalho e como os desenvolvem ainda mais, como abordam a pessoa, a visão do mundo e a obra do compositor a partir de diferentes perspectivas, formas de ver e de actuar. Estas questões centram-se em temas centrais como o humanista Beethoven, o visionário, o artista sonoro radical, o lutador pela liberdade e pelos direitos humanos.
Beethoven já era uma lenda durante a sua vida: um artista que rompeu limites com o seu radicalismo, compondo contra o tempo e a convenção. Até aos dias de hoje, a sua música toca, mexe, inspira e une as pessoas em todos os continentes. O legado da sua obra é altamente actual, e mesmo virado para o futuro, porque traz à luz o que constitui a humanidade, o que é o ser humano.
O dia 17 de Dezembro é considerado a data de nascimento de Ludwig van Beethoven, que nasceu em Bonn na Alemanha há 252 anos. Devido às restrições a que a pandemia obrigou, este concerto foi adiado por dois anos consecutivos, não tendo sido realizado aquando da comemoração dos 250 anos do seu nascimento. Traçar a ressonância e relevância de Beethoven no nosso presente, redescobrindo-o, é disso que se trata o actual ano de aniversário de Beethoven. A obra de Beethoven deve ser compreendida pelas gerações futuras como parte do nosso património cultural.
FICHA ARTÍSTICA
CARLOS BICA contrabaixo
DANIEL ERDMANN saxofone
DJ ILLVIBE (VICENT VON SCHLIPPENBACH) dj
JOÃO BARRADAS acordeão
FOTOGRAFIA
MARIA BICKER
Preços
- Plateia 1 - 10€
- Plateia 2 - 10€
Descontos
- Desconto Cultural
- Desconto Famílias
- Desconto Jovem
- Desconto Sénior