Promotor
Caminhos - Exib. e Distr. Cinema Sociedade Unipessoal, Lda
Informações Adicionais
Nesta VII Edição do Programa!Ação, a temática abraçada é “O Desejo e o Sexo no Cinema Português”.
Esta mostra propõe uma reflexão sobre a forma como o cinema nacional abordou, ao longo das últimas décadas, as temáticas do desejo e da sensualidade, privilegiando uma abordagem artística e simbólica, em vez de uma representação puramente literal. A seleção de filmes atravessa diferentes períodos e géneros da cinematografia portuguesa.
Sessão especial curtas:
Onde O Verão Vai (Episódios Da Juventude) (David Pinheiro Vicente, FIC, 21', 2018) :: M/12
É verão, um rapaz vai com os amigos para o rio. Na viagem de carro, conta-se a história de um homem e da sua cobra de estimação, que o tenta comer. O rapaz cai de um tronco e faz uma ferida. Uma rapariga segue-o. Um casal namora, outro rapaz descobre a floresta e um terceiro deixa-se a comer um pêssego deitado sobre uma árvore. Em quatro episódios, o calor e a humidade da floresta aproximam o desejo entre os jovens.
Self Destructive Boys (André Santos e Marco Leão, FIC, 27', 2018) :: M/14
Em “Self Destructive Boys” olhamos para a intimidade masculina e os mecanismos do desejo, ao acompanharmos três rapazes, António, Xavier e Miguel, tropeçando metaforicamente nos limites da sua elasticidade sexual, construindo este filme sobre um limite: a ambiguidade nas relações humanas. Rapazes serão sempre rapazes.
O Inferno (Carlos Conceição, FIC, 21', 2011) :: M/12
No decorrer de uma tarde, o paraíso de Rafael transforma-se numa espiral de culpa e paranóia.
2ª Pessoa (Rita Barbosa, FIC, 16', 2022) :: M/12
Um cano velho de uma casa-de-banho provocou uma infiltração num tecto. Nesse tecto, viriam a crescer cogumelos de uma espécie tóxica da ordem Poriales. Sentada na sanita, a senhora desta casa, olha para cima e observa aquele mágico e misterioso fungo que não é bicho, nem é planta. O cogumelo é o futuro, pensou.
Sunday (Hanspeter Ammann, EXP, 24', 2019) :: M/12
Isabel Ruth, uma conhecida actriz portuguesa, decide tirar algumas fotos do rosto de um jovem negro atraente quando ele acorda inesperadamente. Juntos, exploram o seu bairro e encontram alguns dos seus amigos africanos. O filme é inspirado no filme Os Verdes Anos de Paulo Rocha, de 1963, no qual a mesma actriz (então muito jovem) Isabel Ruth explora outro bairro de Lisboa, com outro jovem.
Preços