Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
hOLD
Dança
15 de novembro, sábado, 21:30
Sala Principal
Entrada: 7,50 euros / 6,00 euros (desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)
M/6 anos
Duração: 90 minutos
hOLD | SÃO CASTRO e TERESA ALVES DA SILVA
SINOPSE
Mais do que uma etapa da vida, o envelhecimento é um fenómeno universal que se desdobra em múltiplas dimensões — física, psicológica, social e cultural. hOLD parte da experiência de duas bailarinas-intérpretes profissionais, ambas perto dos 50 anos, que propõem uma escuta sensível sobre a consciência de uma transição que acontece maioritariamente no corpo, mas, simultaneamente, reconhecendo o envelhecimento não apenas como uma questão biológica, mas como construção social com implicações éticas e existenciais.
Entre o desejo de segurar o instante e a aceitação da inevitabilidade da mudança, esta peça investiga o envelhecer como campo fértil para a criação de novas narrativas e representações no futuro.
FICHA ARTÍSTICA e TÉCNICA
conceito, coreografia e interpretação SÃO CASTRO e TERESA ALVES DA SILVA
desenho de luz CÁRIN GEADA
cenografia NUNO ESTEVES «BLUE»
figurinos DINO ALVES
música original GONÇALO ALEGRE
música adicional FILIPE RAPOSO, AARON MARTIN & MACHINEFABRIEK, EMPTYSET, RUSSIAN CIRCLES, MARSEN JULES, FILIPE RAPOSO & RITA MARIA
texto SÃO CASTRO e TERESA ALVES DA SILVA
voz SYLVIA RIJMER
direção de cena MATILDE BARBAS
produção PLAY FALSE | associação cultural
coprodução CENTRO CULTURAL DE BELÉM, CASA DAS ARTES DE VILA NOVA DE FAMALICÃO, TEATRO VIRIATO - VISEU, TEATRO MUNICIPAL DE FARO, TEATRO GARCIA DE RESENDE - ÉVORA, CINETEATRO ALBA - ALBERGARIA-A-VELHA
apoio à criação e residências artísticas ORSOLINA 28 - ITÁLIA, CENTRO COREOGRÁFICO CANAL - MADRID, GOETHE INSTITUT - MADRID, TEATRO VIRIATO, ESCOLA DE DANÇA LUGAR PRESENTE – VISEU e CENTRO CULTURAL DE BELÉM
agradecimentos FILIPE RAPOSO, SYLVIA RIJMER, CATARINA CÂMARA e MIGUEL MENDES
A PLAY FALSE | associação cultural é uma estrutura financiada pela REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA | DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES e conta com o apoio do MUNICÍPIO DE VISEU
BIOGRAFIA
SÃO CASTRO é Mestre em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais pela Escola Superior de Dança/ IPL. Foi bailarina no Balleteatro Companhia, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Em 2015 recebeu o Prémio Autores – Melhor Coreografia, com a peça “Play False” em cocriação com António M Cabrita e em 2016 foi distinguida com a Medalha de Prata de Valor e Distinção, pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
De 2017 a 2021, São Castro foi, juntamente com António M Cabrita, diretora artística da Companhia Paulo Ribeiro e desde 2019, assume a curadoria do evento A CIDADE DANÇA, a convite do Município de São João da Madeira. É membro fundador da Play False | associação cultural.
TERESA ALVES DA SILVA fez formação na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal sob a orientação de António Rodrigues e Graça Bessa. Foi bailarina principal na CeDeCe, Ballet Gulbenkian e na Companhia Aterballetto. Fundou com André Mesquita a TOK’ART (2007/2015), sendo codirectora artística, bailarina e produtora. Em 2009 conquistou o 1º prémio de interpretação com o solo “Lake”, no 13º International Solo-Tanz-Theater (Estugarda).
Foi assistente de coreografia e diretora de ensaio de coreógrafos como Didy Veldman, Rui Horta e Victor Hugo Pontes. Teresa Alves da Silva é atualmente artista independente, professora e coordenadora em instituições escolares na área da dança.
PLAY FALSE | associação cultural foi fundada em 2019 por São Castro e António M Cabrita, com o objetivo de representar o trabalho autoral destes dois coreógrafos, com uma colaboração artística desde 2011. Atualmente com direção artística de São Castro, a Play False é uma estrutura que promove não apenas a criação coreográfica, mas também a difusão, produção e investigação maioritariamente na área da dança, mas alargando a sua missão a projetos multidisciplinares que fomentem o cruzamento de linguagens artísticas. Desde 2019, é membro da rede internacional Studiotrade, que reúne estruturas artísticas de vários países europeus.
FOTOGRAFIA
TOMÁS PEREIRA
Preços
- Plateia 1 - 7,50€
- Plateia 2 - 7,50€
Descontos
- Desconto Cultural
- Desconto Famílias
- Desconto Jovem
- Desconto Sénior