Promotor
Fundação da Casa de Mateus
Breve Introdução
Malvasia fina e outros delírios é um projecto que procura trazer à experiência de um concerto três linguagens distintas: a música, a poesia e o vinho.
Sinopse
Malvasia fina e outros delírios” é um projecto que procura trazer à experiência de um concerto três linguagens distintas, a musical, a poética e a enológica. Cada vinho será brevemente comentado por um enólogo e dado a provar ao público, a que se seguirá um pequeno trecho poético e uma obra musical que desenvolverá na sua própria linguagem o relevo da rica paisagem vinícola do Douro e um traço particular daquilo que estará no palato de todos os participantes. O poeta, escritor e músico Pedro Braga Falcão, e o seu quarteto com flauta Atégina (com ele próprio, Olavo Barros, Marcos Lázaro e Luís André Ferreira), serão os cicerones deste projecto, e interpretarão as obras musicais em instrumentos do período clássico abrangendo, porém, um repertório alargado, de Tom Jobim a J.S. Bach, passando por Mozart, Stamitz e Chopin.
Sobre o Atégina
O Quarteto e Ensemble Atégina dedica-se à interpretação em instrumentos da época do repertório barroco e clássico. Inspirado na figura da deusa lusitana Atégina, o grupo tenta explorar as férteis relações entre música, literatura, cinema e outras formas de expressão cultural, tendo como ponto de partida a própria actividade artística e literária do seu violetista, Pedro Braga Falcão. Fazem parte dos seus projectos os «Pontos de Fuga», que explorou a Arte da Fuga de J.S. Bach acompanhada por uma releitura poética do texto musical e «De Almeida Mota a Boccherini: As cartas do Quarteto Atégina», que encenou uma correspondência fictícia entre o compositor português e o italiano.
Preços