Promotor
Associação Divino Sospiro
Breve Introdução
No século XVIII e início do XIX, a Capela da Bemposta contava com um grupo permanente de músicos profissionais, entre os quais se destacaram alguns dos organistas mais relevantes do final do Antigo Regime, como João José Baldi e o seu sucessor, Frei José Marques e Silva.
O programa de hoje recria as sonoridades deste período — contemporâneo do órgão construído em 1729 por António Xavier Machado e Cerveira, organeiro responsável pela direção dos instrumentos da Basílica de Mafra —, abrangendo desde obras concebidas especificamente para órgão até transcrições de aberturas de ópera e peças de caráter militar.
No espaço sacro, estas sonoridades de origem profana criavam uma surpreendente fusão de estilos que não deixava indiferentes os viajantes estrangeiros de passagem por Portugal. O concerto apresenta não apenas música dos organistas da Bemposta, mas também de figuras centrais da vida musical portuguesa, como Eleutério Franco Leal, Frei Francisco de São Boaventura, João de Sousa Carvalho e Marcos Portugal — dois dos maiores compositores das suas gerações. O público poderá ainda ouvir várias estreias modernas de obras redescobertas recentemente.
Sinopse
Frei José Marques e Silva (1782-1837)
Fantasia em Dó M
Anónimo (P-Ln M.M. 4505)
Adagio em lá m
João de Sousa Carvalho (1745-1799)
Concerto para órgão em Dó M*
Frei Francisco de São Boaventura (a.1742-d.1802)
Sonata em Sol M
Marcos Portugal (1762-1830)
Transcrição da abertura da ópera Il trionfo di Clelia
Eleutério Franco Leal (c.1758-c.1840)
Sonata em Dó M*
Anónimo (P-Ln DOD.MS 2)
Concerto para órgão em Ré M*
Marcos Portugal
Sonata para órgão em Sol M
Anónimo (P-Ln CN 196)
Adagio em dó m*
João José Baldi (1770-1816)
Marcha da Retirada
*estreias modernas
Ficha Artística
ANDRÉ FERREIRA NO ORGÃO DA CAPELA DA BEMPOSTA
Preços
15,00€