Promotor
Associação Divino Sospiro
Breve Introdução
O celebrado contratenor Carlos Mena num programa intimista a presenta, juntamente com o Teorbista Daniel Zapico, um programa dedicado à música francesa que recupera essa prática esquecida, devolvendo à vida a essência do que foi a música dos ambientes cortesãos na França do século 17. Adaptações de obras originais para outros instrumentos ou conjuntos que são tocadas pela primeira vez na tiorba. Poder-se-á ouvir, assim, algumas das mais belas melodias do barroco francês, para canto e acompanhamento de tiorba. Um requinte absolutamente imperdível. Uma reunião de obras variadas de excelente qualidade, interligadas entre si, cuja seleção é o gosto e o requinte entregue pelos interpretes.
Sinopse
O programa reúne obras originais em tablatura para tiorba e alaúde dos principais autores do século 17. Uma coleção que, supõe-se, foi realizada ao longo de vários anos, em diferentes momentos. No programa, podemos observar uma das práticas mais comuns da época, mas que hoje em dia caiu em desuso: a transcrição. Obras originais para outros instrumentos, como o cravo ou viola da gamba, árias francesas ou excertos de óperas, como aberturas, são transcritas para tiorba ou alaúde. A única música que se ouvia na época, como é natural, era música ao vivo. Interpretá-la com o seu instrumento era a forma de voltar a ouvir essas obras a qualquer momento. Recuperamos, assim, essa prática esquecida. A adição de novas páginas, com todo o respeito possível, para este manuscrito, devolvendo à vida a essência do que foi: adaptações de obras originais para outros instrumentos ou conjuntos que são tocadas pela primeira vez na tiorba.
Ficha Artística
CARLOS MENA - ContraTenor
DANIEL ZAPICO - Teorba de 6 ordens
Notas Suplementares
Música de Michel Lambert, um dos compositores das mais belas melodias do barroco francês, que além de cantor era tiorbista. De Antoine Forqueray, originalmente para viola da gamba, com uma excentricidade e força incomparáveis. Do grande François Couperin, mestre do teclado, cujas encantadoras peças em rondeu é impossível escapar. Também de Jean-Baptiste Lully, figura importante na história da ópera francesa, ou do enigmático Du Buisson, com obras de absoluta maestria no uso da retórica do texto na composição. Todos interligados entre si e diretamente com o manuscrito
Carlos Mena é um excelente e reconhecido contratenor internacional. A sua delicada sensibilidade, aliada à sua técnica vocal requintada, elevam a noite ao que poderia ter sido uma das sessões musicais íntimas num salão numa corte francesa.
"A voz de Mena fez maravilhas a partir desse tom sombrio, sombreado, com brilhos curiosamente sensuais, homogéneo, embora repleto de ricos claroscuros e manejado com uma técnica soberana, que permite as mais insuspeitas gradações. e seguir, quando a música assim o exige, as agilidades no decorrer de uma coloratura altamente expressiva»
Preços
Donativo - 15,00€
O valor entregue é um contributo que se destina aos artistas e às obras da Igreja.
A entrada na igreja é condicionada aos lugares disponíveis.