Promotor
Câmara Municipal de Ílhavo
Sinopse
Clamor, uma das criações apoiadas do LEME deste ano, cruza a arte tradicional sineira – o toque manual dos sinos – com práticas artísticas contemporâneas, como a percussão, o movimento e a corda vertical. O projeto coloca em diálogo técnicas sineiras e circenses com o objetivo de construir um dispositivo instalativo, reimaginando as propriedades históricas e culturais dos sinos enquanto testemunhos de uma memória coletiva, focando-se na narrativa do sino tocado por mulheres. Procura ser uma experiência imersiva que questiona e celebra a conexão entre passado e o presente, entre tradição e experimentação, convidando o público a refletir sobre o impacto e a potência do toque – sensorial, sonoro e simbólico.
Ficha Artística
Conceção e ativação Margarida Montenÿ
Acompanhamento e apoio Silvana Ivaldi
Desenho de luz Pedro Nabais
Composição sonora Pedro Góis e André Dias
Masterização e composição sonora António Marotta
Estrutura/desenho cenográfico Emanuel Santos
Direção técnica Luís Ribeiro
Gestão administrativa Réptil - Artes Performativas
Apoio à investigação IN SITU Platform (União Europeia); Re=INICIAR - Encontro de Artes Performativas / Ballet Contemporâneo do Norte.
Apoio às residências Fábrica das Ideias (Ílhavo) e Casa Varela (Pombal), no âmbito da parceria com Outdoor Arts Portugal; Teatro Virgínia; Erva Daninha no âmbito do projeto “Ensaios de Circo”; Imaginarius Centro de Criação.
Olhares externos Florent Bergal; Olga Drygas.
Coprodução Outdoor Arts Portugal | Bússola; 23 Milhas | Município de Ílhavo; Casa Varela | Município de Pombal; Teatro Virgínia/Município de Torres Novas; CAMPUS Paulo Cunha e Silva
Apoio financeiro República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes; Fundação GDA
Outros apoios Serafim da Silva Jerónimo e Filhos Lda; Sicor S.A.
Preços