Promotor
Fundação Gramaxo
Breve Introdução
Visita às quatro exposições do Museu:
Exposição permanente [curadoria Álvaro Siza]:
Coleção da família Gramaxo
Temporárias de Arte contemporânea [curadoria Maria de Fátima Lambert]:
Coletiva — "Vasos Comunicantes II [Inventar Sinais / Rever Olhares]"
Individual — Quando a Cor Entrou na Família - Carlos Carreiro"
Fotografia de Arquitetura [curadoria AMAG]:
Álvaro Siza | Fundação Gramaxo
Do Colecionismo da família a uma coletiva Contemporânea, passando pelo universo da Fotografia de Arquitetura de Álvaro Siza, pela lente de João Rey. Esta é uma imersão pelas diferentes formas de apreciar a arte que atravessa os diferentes tempos e técnicas.
EXPOSIÇÃO DA COLEÇÃO
curadoria de Álvaro Siza Vieira
Uma porta de entrada para o ambiente íntimo que espelha o investimento cultural da Colecionadora Maria de Fátima Gramaxo - pintura de diferentes períodos artísticos e artes decorativas.
Alojam-se as coleções, disponibilizando-as em contexto museológico para o público. É o que sucede, quando a colecionadora Maria de Fátima Gramaxo, decidiu alargar a todas/os um conjunto das peças da sua coleção, que se mostram na exposição de longa duração no edifício do Museu.
https://www.fundacaogramaxo.com/institucional/exposicao-da-colecao/
____
VASOS COMUNICANTES II — Inventar Sinais | Rever Olhares
Curadoria Maria de Fátima Lambert
Os casos apresentados, históricos e atuais, integram vertentes plásticas sob a invenção de Olhares e Escritas no fio do tempo. Em Vasos Comunicantes, palavras, sinais, caligrafias e alfabetos dialogam com imagens, narrativas e significados.
Artistas confirmam conversas visuais diversas e cúmplices.
Desenhos, pinturas e objetos revelam beleza genuína, refletindo sociedade e natureza, dignificando pessoas. Obras portuguesas e internacionais ampliam identidades e estéticas, enquanto a imagem se transforma em palavra e ação cultural, partilhando mundos além-do-tempo.
https://www.fundacaogramaxo.com/institucional/vasos-comunicantes-ii/
____
CARLOS CARREIRO — Quando a Cor entrou na Família
Curadoria Maria de Fátima Lambert
O céu enaltece voos de cavalheiros, enquanto meninas inteligentes se superam. O Santo dos Painéis de São Vicente acomoda-se, qual piscadela de olho a D. Henrique ou, quiçá, a um coelho de Alice, quer navegar até Marte num foguetão cartonado. Entre sapos e princesas, os ovos estrelados, atemorizados pela airfryer, saltam para o bolo enfeitado de camélias acondimentadas.
Eis o festim que Carlos Carreiro promove, reunindo personagens, seres híbridos e objetos de estima.
Da iconografia improvável extrai a essência dos factos, convidando-nos a libertar constrangimentos, superar estereótipos e questionar preconceitos.
As suas pinturas narram estórias infinitas, partilhando a liberdade intemporal da arte.
https://www.fundacaogramaxo.com/evento/carlos-carreiro-quando-a-cor-entrou-na-familia/
____
ÁLVARO SIZA | FUNDAÇÃO GRAMAXO
curadoria da AMAG
O gesto de apresentar este livro e esta exposição no aniversário da AMAG reforça aquilo que tem sido o propósito da editora ao longo de mais de uma década: construir um arquivo editorial que documente, promova a reflexão e celebre a arquitetura.
A fotografia de João Rey, nascida do olhar disciplinado de um arquiteto, devolve à Fundação Gramaxo a sua presença sensível e a sua relação com a paisagem e o tempo. O livro prolonga essa leitura, fixando-a numa continuidade que ultrapassa a volatilidade digital e reafirma a relevância do objeto físico como testemunho cultural.
Horário de Funcionamento
Sáb e Dom 11H / 13H — 14H / 19H
(última entrada 17H30)
Preços
Descontos receção museu ou quiosque de informação:
+65 anos / Jovem 12 - 23 anos / Crianças até 12 anos
2 pessoas - 5%
3 pessoas - 10%
4 pessoas ou mais (até 12 pessoas) - 15%
Visitas Orientadas - Sub consulta