Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
“DOIS DIAS PARA ALÉM DO TEMPO”
Música / Teatro
13 de dezembro, sábado, 21:30
Sala Principal
Entrada: 10,00 euros / 8,00 euros (desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)
M/12 anos
Duração: 90 minutos
“DOIS DIAS PARA ALÉM DO TEMPO” | TERCEIRA PESSOA – ASSOCIAÇÃO
SINOPSE
Uma ópera contemporânea pluridisciplinar que cruza literatura, teatro e música inspirada em Ulysses, de James Joyce.
Com direção artística de Óscar Silva, composição musical de Ricardo Jacinto e interpretação de Carla Galvão, Gio Lourenço e Mariana Dionísio, a partir de textos de Miguel Castro Caldas e Ricardo B. Marques. A música é interpretada ao vivo por Ricardo Jacinto (violoncelo e eletrónica), Angélica Salvi (harpa e eletrónica) e Pedro Oliveira (percussão e eletrónica).
DOIS DIAS PARA ALÉM DO TEMPO é um espetáculo que cruza teatro, música e literatura, explorando livremente o universo épico de Ulysses, de James Joyce. Poder-se-á considerar uma ópera de câmara contemporânea, com direção artística de Óscar Silva, composição musical de Ricardo Jacinto e interpretação de Carla Galvão, Gio Lourenço e Mariana Dionísio, a partir de textos de Miguel Castro Caldas e Ricardo B. Marques. A música será interpretada ao vivo por Ricardo Jacinto (violoncelo e eletrónica), Angélica Salvi (harpa e eletrónica) e Pedro Oliveira (percussão e eletrónica).
O espetáculo experimenta uma reflexão sobre as lutas e triunfos da vida quotidiana, entre a ideia do banal e do mesquinho, em contraponto com as grandes questões existenciais, individuais e coletivas.
A composição musical parte da relação entre a espacialidade e a vibração sonora nos corpos e objetos, com a sua dimensão mais empírica, onde as emoções e a sua efemeridade se instalam. O texto, em complementaridade, explora também a língua enquanto matéria sonora, experimentando dinâmicas de sentido e significado de palavras e frases.
FICHA ARTÍSTICA e TÉCNICA
conceção e direção artística ÓSCAR SILVA
direção musical e composição RICARDO JACINTO
músicos RICARDO JACINTO (violoncelo e eletrónica), ANGÉLICA SALVI (harpa e eletrónica) e PEDRO OLIVEIRA (percussão e eletrónica)
interpretação CARLA GALVÃO, GIO LOURENÇO e MARIANA DIONÍSIO
textos MIGUEL CASTRO CALDAS e RICARDO B. MARQUES
dramaturgia DIOGO MARTINS
desenho de luz CÁRIN GEADA
técnico de som e sound design MANUEL PINHEIRO
espaço cénico ÓSCAR SILVA
figurinos MARTA MATEUS, com orientação de ANA MARGARIDA FERNANDES e OLGA FREIXO
adereços ELOÍSA D’ASCENÇÃO
parceiros FÁBRICA DA CRIATIVIDADE; AJIDANHA; ADERNO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL; TEATROMOSCA; CENTRO DE TEATRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO; CINE-TEATRO AVENIDA – CASTELO BRANCO; TEATRO MUNICIPAL DE OURÉM; TEATRO SÁ DA BANDEIRA – SANTARÉM; TEATRO MUNICIPAL DE VILA REAL; CINETEATRO SÃO JOÃO – CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA E AUDITÓRIO CARLOS DO CARMO - CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA, ESART – ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS
coprodução TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA; TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA; CÂMARA MUNICIPAL DE LAMEGO – TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO; CÂMARA MUNICIPAL DE GOUVEIA – TEATRO CINE DE GOUVEIA E TEATRO-CINE TORRES VEDRAS; OSSO ASSOCIAÇÃO CULTURAL
apoio media ANTENA 2
apoios REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA, JUVENTUDE E DESPORTO / DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES, CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO
produção TERCEIRA PESSOA – ASSOCIAÇÃO
FOTOGRAFIA
PEDRO PIRES
Preços
- Plateia 1 - 10€
- Plateia 2 - 10€
Descontos
- Desconto Cultural
- Desconto Famílias
- Desconto Jovem
- Desconto Sénior