Promotor
Questão Repetida
Sinopse
Sobre o Contrapartituras
O Contrapartituras - Laboratório de Música em Cena surgiu da vontade do QC criar oportunidades de fruição e exploração de música de câmara em cena, promovendo a criação e a exploração artística alicerçadas na tecnologia e nos cruzamentos disciplinares.
Na edição 2023, o Contrapartituras partiu de um mote, uma frase que serviu de ponto de partida para a exploração: “Água traz, água leva”.
Noutras edições, o Contrapartituras explorou a partir das frases “Desatamos todos a rir como se tivessemos medo de já não saber chorar”, em sequência da crise pandémica; “Até que a vida nos separe” - sobre violência contra a pessoa;
O que é essencial para o Contrapartituras é a procura de novos discursos artísticos que investiguem e explorem a música de câmara em cena, procurando na ópera diferentes formas de expressão daquelas que já conhecemos. Jovens compositores Portugueses foram chamados a compor mini-óperas, com um mote como tronco comum, para dar lugar a um espetáculo que as integre e proporcione ao público novas experiências.
Neste momento, o QC sentiu a necessidade de procurar artistas com outras experiências, que possam enriquecer, ainda mais, este diálogo intercultural entre expressões artísticas distintas. Pretende potenciar o alcance desta forma de fazer música e ópera, para que outros artistas e comunidades a possam experienciar e replicar.
Nesta quarta edição do Contrapartituras, o QC quer construir um projeto colaborativo que fomente o diálogo entre culturas diferentes, e o pensamento crítico intercultural, colaborando com músicos e compositores entre Portugal, Moçambique e Uruguai.
Contrapartituras - “Para onde vamos?” Laboratório de ópera colaborativo e de intervenção social.
Através da cooperação triangular pretende-se um diálogo intercultural dentro da criação artística de intervenção social.
A ideia é criarmos óperas em colaboração triangular dentro de um modelo de laboratório, que o QC criou, em 2021. Neste modelo, encontramos sempre um mote que sugere uma temática chapéu e que envolve o projeto. “Para onde vamos?” é a provocação temática para este Contrapartituras.
Este será o ponto de partida para a criação de 3 mini-óperas contemporâneas (uma de cada país) que serão o resultado das temáticas discutidas para a construção de um espetáculo colaborativo uno.
Equipa
Compositor Portugal: Daniel Moreira
Compositor Uruguai: Santiago Gutiérrez
Compositor Moçambique: Estevão Chissano
Libreto e Encenação: Nuno Preto baseado em textos da Escola EB 2,3 de Maria Lamas e Comunidade de Montevidéu (Uruguai) e Xiquitsi (Moçambique)
Intérpretes: Teresa Nunes (Soprano), Tiago Matos (Barítono), Clara Saleiro (Flauta), Carolina Leite Freitas (Violoncelo), Alfredo Inácio (Tímbila), Santiago Gutiérrez (Bandoneón), Sérgio de A (Piano)
Desenho e operação de Multimédia: Hugo Mesquita
Desenho de luz: Bernardo Correia
Operação de luz circulação: Guilherme Mota
Desenho e operação de Som: Tiago Candal
Produção: Jessica Roque
Comunicação: Marta de Baptista
Assistência de produção: Isabela Oliveira
Direção Artística: Teresa Nunes
Conceito e produção: Quarteto Contratempus
Fotografia: Pedro Sardinha
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Desporto e Juventude / Direção Geral das Artes
Informações Adicionais
- Caso pretenda adquirir um bilhete de mobilidade reduzida e um de acompanhante, deverá contactar a bilheteira do Centro Cultural de Lagos (282 770 450).
- Agradecemos a conferência dos bilhetes no ato da compra, não efetuamos trocas ou devoluções.
- De acordo com o tipo/características do espetáculo, o Centro Cultural de Lagos e/ou a Produção, podem não autorizar entradas tardias e/ou, em caso de saída da sala durante o espetáculo, não autorizar o regresso ao mesmo.
- Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos, desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
- Só será permitida a entrada a titulares de bilhete com desconto, mediante a apresentação de documento comprovativo da situação que originou o desconto.
- Não é permitida a entrada de animais, exceto cães guia.
- Os descontos não são acumuláveis.
Preços
Descontos