Produtor
C.M. Évora e Santa Casa da Misericórdia
Sinopse
«Uma verdadeira obra-prima!», assim foi aclamada a Missa de Amilcare Ponchielli (1834-1886) na sua estreia absoluta, em 25 de dezembro de 1882. Conhecida também como Messa per la notte di natale, a obra acabaria por cair no esquecimento, tal como grande parte da produção do autor da célebre ópera La Gioconda (1876).
Este concerto na Igreja de São Francisco oferece uma rara oportunidade de descobrir uma faceta menos conhecida de Ponchielli, num exemplo marcante do repertório sacro italiano do século XIX – tantas vezes negligenciado, com exceção das conhecidas Petite Messe Solennelle, de Rossini, e Messa da Requiem, de Verdi.
Composta durante o seu período como mestre de capela da Basílica de Santa Maria Maggiore, em Bérgamo, a Missa revela a maturidade musical de Ponchielli: um equilíbrio entre a solenidade litúrgica e a expressividade dramática. Com coro a cinco vozes, três solistas e grande orquestra, a obra conjuga a elegância da tradição sacra com o lirismo italiano, sem ceder a impulsos melodramáticos mais típicos do género operático. Com a Missa, a crítica elevou Ponchielli à «escola imortal dos compositores de música sacra dos séculos passados, enriquecido pelas portas do progresso moderno». Uma joia a redescobrir.
Produção
C.M. Évora e Santa Casa da Misericórdia
Ficha Artística
Programa
Amilcare Ponchielli (1834-1886), Messa, Op. 20
Ficha Técnica
Direção musical
Antonio Pirolli,
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular do Coro
Giampaolo Vessella
Orquestra Sinfónica Portuguesa
SOLISTAS:
José d’Eça, Tenor
Hae Kang, Barítono
Giorgio Caoduro, Baixo
Informações Adicionais
Entrada gratuíta, mediante levantamento de convite (máximo 4 por pessoa) nos pontos de venda habituais (TGR, Salão Central Eborense, Posto de Turismo e BOL-Online).
Preços