Produtor
CENDREV - Centro Dramático de Évora Associação
Sinopse
Os MUSICÁLOGOS são encontros únicos onde a criação acontece em tempo real. Dois compositores de diferentes percursos e universos musicais - um local e outro de outra região - são convidados para um processo criativo colaborativo, de exploração e partilha de ideias e linguagens, sem saberem previamente com quem irão emparelhar.
É nesse território de risco, de entrega e descoberta, que os MUSICÁLOGOS ganham forma: dois dias de residência artística onde o desconhecido se torna processo. Cada dupla escolhe o seu rumo - pelo improviso, pela reinterpretação mútua ou pela composição de raiz. Não há fórmula, apenas a liberdade de explorar técnicas, partilhar instintos criativos e descobrir caminhos em conjunto.
O que nasce desses dois dias é partilhado num terceiro momento: uma apresentação pública onde música e conversa se entrelaçam, mediada por um anfitrião que guia o público pelos caminhos de experimentação musical percorridos em residência.
MUSICÁLOGOS são um espaço de escuta privilegiada, onde se assiste ao nascimento de novas possibilidades sonoras e a processos criativos ainda em ebulição.
Joana Negrão, cantora, letrista e instrumentista, tem desenvolvido uma carreira que cruza investigação e criação artística. Tem-se dedicado ao estudo do património imaterial português, com particular foco na música tradicional de raíz oral, frequentemente invisibilizada. Essa pesquisa tem vindo a alimentar os seus projetos musicais, nos quais a dimensão ritual, feminina e coletiva das canções populares ocupa um lugar central.
Depois de quase duas décadas a explorar o património musical português em projetos como Dazkarieh e Seiva, Joana Negrão apresenta-se agora como “A Cantadeira”, um novo trabalho a solo onde a tradição oral ganha centralidade e profundidade através da experimentação vocal. Em “A Cantadeira” a artista dá um novo passo, construindo peças sonoras com base exclusivamente na voz, gravada em tempo real e sobreposta em camadas. O resultado é um corpo musical orgânico denso, em que a voz se transforma em ritmo, harmonia e textura. O disco de estreia “Tecelã”, lançado em Maio de 2024, foi bem recebido pela crítica - distinguido como “Disco Antena 1” e com destaque em rankings internacionais da world music. “A Cantadeira” marca uma viragem simbólica ao recentrar a voz como elemento primordial de criação e transmissão. Com este projeto, Joana apresentou-se no Festival da Canção em 2025, levando para o palco uma proposta enraizada na tradição, mas com uma linguagem contemporânea - uma síntese que tem pautado todo o seu percurso.
TIM é um dos maiores heróis da música portuguesa e não apenas pela sua posição de vocalista da mais duradoura máquina rock do nosso país, os Xutos & Pontapés, mas também porque há muito é uma voz defensora dessa nobre arte de escrever e cantar na nossa própria língua. Nesse sentido, ofereceu ao imaginário português e ao cancioneiro nacional inúmeras pérolas que fazem, verdadeiramente, parte da nossa cultura. A sua voz e personalidade marcaram igualmente outras aventuras, como os Resistência, que continuam a dar cartas no presente, ou Rio Grande cujo “Postal dos Correios” se tornou outro momento clássico a que imediatamente se associa a voz de Tim.
Além dos projetos colaborativos, Tim foi desenvolvendo uma rica carreira a solo a partir da edição em 1999 do álbum Olhos Meus.
Interpretação
JOANA NEGRÃO X TIM
Produção
Capote Música
Ficha Artística
conceito e produção _ Capote Música
programação _ Rita Piteira e Alexandre Tavares
produção e comunicação _ Rita Piteira
design _ Alexandre Tavares
moderação apresentação pública _ Tiago Castro
som _ Fernando Mendes
vídeo _ Anna França e Rogério Almeida/Depois das Cinco
fotografia _ André Cruz
interpretação para Língua Gestual Portuguesa _ Sandra Cavaco
coprodução _ Cendrev - Centro Dramático de Évora, Teatro Garcia de Resende
parceria _ União de Freguesias do Centro Histórico de Évora
apoio _ República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto | DGARTES – Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Évora
apoio media _ Antena 3 e Rádio Diana FM
A apresentação pública tem interpretação para Língua Gestual Portuguesa.
Informações Adicionais
Preço unitário: 3,00€
Espetáculo c/ plateia no palco
Espetáculo sem lugares marcados
Não se efetuam reservas
O acesso ao palco é condicionado por escadas
Bilheteira disponível na BOL local e online
Preços